Categorias Notícias

Algoritmos de negociação podem estar por trás da recente valorização do Bitcoin

O recente salto do mercado de criptoativos pode estar relacionado aos algoritmos de negociação (algorithmic trading, no termo em inglês), elaborou a agência de notícias Bloomberg nesta quarta-feira, 03 de abril.

Os algoritmos de negociação – um método que usa software automatizado para detectar tendências e determinar quando os negócios devem ser feitos – tem aumentado nos últimos meses, de acordo com a Bloomberg. A indústria viu 17 novos recursos ou fundos quantitativos lançados desde setembro, um montante que supostamente compreende a 40% dos fundos de hedge de criptoativos iniciados durante esse período.

Enquanto os fundos de criptoativos em geral perderam cerca de 72% devido ao mercado de em baixa em 2018, esses fundos informaram ganhos entre 3% e 10% ao mês durante o “inverno das criptomoedas”.

A Bloomberg afirma que o inesperado aumento de quase 20% no preço do Bitcoin (BTC) nesta terça-feira, 02 de abril, pouco depois da abertura dos mercados asiáticos, pode ter sido provocado por uma transação de US$100 milhões feita em três grandes exchanges.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como reportado anteriormente, um pedido de 20.000 BTC (cerca de US$100 milhões no momento da publicação) foi distribuído nas exchanges Coinbase e Kraken, nos Estados Unidos, e na Bitstamp de Luxemburgo. Desencadeado pela ordem gigante, os bots (robôs) poderiam então começar a operar, forçando os preços e volumes a subirem.

Alguns empresários citados pela Bloomberg acreditam que os algoritmos de negociação terão um impacto positivo na indústria de criptoativos. Wei Zhou, diretor financeiro da divisão de criptoativos Binance, diz que eles serão as novas estrelas do rock da indústria.

Enquanto isso, outros temem que os algoritmos de negociação possam acionar a manipulação do mercado. Travis Kling, fundador do fundo de hedge de criptoativos Ikigai, baseado em Los Angeles, disse à Bloomberg que alguns deles poderiam usar ordens falsas para enganar outros operadores.

Leia também: Ordem de 20 mil Bitcoins pode ter motivado a recente alta da criptomoeda

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.