Afinal, o que é IOTA? Entrevista com o fundador David Sønstebø ajuda a entender mais sobre o projeto

O Criptomoedas Fácil entrevistou, há algum tempo, o fundador da IOTA, David Sønstebø. Para ajudar nossos leitores a entender melhor o que é essa nova criptomoeda e para qual finalidade ela foi desenvolvida, resolvemos publicar aqui a entrevista completa.

A IOTA é um token descentralizado desenvolvido para a IoT (Internet das coisas) que se anuncia como o combustível necessário para a implementação desta economia em crescimento. A IOTA é construída sobre uma inovador sistema de Blockchain chamado “Tangle”, que substitui todo o conceito da Blockchain regular. O Tangle é um Diagrama Acíclico Dirigido (DAG) projetado para as transações. Quando um nó na rede quer fazer uma nova transação, ele deve validar e aprovar as duas anteriores, como consequência, a segurança da rede é alcançada pelos mesmos usuários da plataforma. O objetivo principal é ter uma rede leve que permita que os dispositivos conectados a IoT transitem livremente uns com os outros.

No projeto da IOTA, as transações são totalmente gratuitas e a plataforma é ‘Quantum Secure’, ou seja, protegida contra a computação quântica. Além disso, a IOTA está focada em fornecer uma infraestrutura adequada para realizar micro-transações para o ecossistema da IoT e, para fazer isso, o projeto possui um novo mecanismo de consenso chamado Tangle.

David é um futurista que acredita que a tecnologia é a melhor maneira de melhorar o mundo de um ponto de vista altruísta e eficaz, confira a entrevista:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

CF – O objetivo da IOTA é criar uma criptografia leve, como o projeto cumpre essa promessa?
DS – De fato, o papel da IOTA é ser o roteiro que alimenta a IoT (internet das coisas). Até o momento em que falamos, toda a tecnologia descentralizada está copiando a estrutura de blocos do Bitcoin, que exige taxas, problemas com escalabilidade e flexibilidade. A IOTA é diferente. Nós nos livramos completamente dos blocos e, em vez disso, inventamos uma nova arquitetura baseada em Diagrama Acíclico Direcionado (DAG), que chamamos de “Tangle”. Eu entrarei em mais detalhes de como funciona depois, mas, em suma, isso nos permite ser livre de taxas e também abre uma escala e uma flexibilidade completamente nova que as Blockchains comuns não podem acomodar.

CF – Como a IOTA impactará o ecossistema IoT?
DS – A IOTA é o primeiro sistema de pagamento, não apenas entre plataformas de criptografia, mas no mundo digital, que é totalmente sem taxas. Esta é a chave que abre novas portas para serviços anteriormente impossíveis que exigem micro-transações verdadeiras. No emergente ecossistema da IoT, veremos que as máquinas são tanto prosumidores quanto consumidores de recursos tecnológicos. São desses recursos tecnológicos que trata a Internet das Coisas; sejam dados, armazenamento, energia computacional, largura de banda, eletricidade ou qualquer outro serviço utilitário. Ser capaz de trocar isso em tempo real em quantidades exatas é o fundamental para esta tecnologia.

CF – A IOTA foi anunciada como uma plataforma capaz de colaborar com outros projetos de Blockchain e, no site Bitcointalk, você especificou que a IOTA pode atuar como um Oráculo, como isso acontecerá?
DS – A IOTA foi projetada para ser leve sem características adicionais que exigem muita sobrecarga (como Turing Complete Smart Contract). A IoT terá muito mais dispositivos de uma perspectiva de números que precisam resolver transações e transferência de dados do que a execução de contratos inteligentes, e esses dispositivos terão recursos limitados e, portanto, precisam de algo leve como a IOTA. No entanto, também existe esse grande ecossistema emergente que utiliza contratos inteligentes, e o papel da IOTA neste espaço é atuar como um oráculo (devido às propriedades intrínsecas de transferência de dados do ledger da IOTA). É por isso que estamos trabalhando com plataformas de contratos inteligentes para otimizar exatamente isso. Acreditamos que não existe uma “solução universal” para todos os problemas que os ledgers podem resolver, e, portanto, a interoperabilidade é necessária, seja nos contratos inteligentes via Blockchain, bem como na IoT.

CF –  A IOTA pode executar contratos inteligentes?
DS – Não, a IOTA foi projetada para ser o mais leve possível. “Turing Completeness” adiciona muita complexidade e é um enorme obstáculo para a maioria dos dispositivos IoT. Isso retorna para a questão da compatibilidade das plataformas. A IOTA é interoperável com outras plataformas de contratos inteligentes como Ethereum. Os contratos inteligentes têm um papel a desempenhar no sistema da IoT com certeza, mas não para a maioria dos dispositivos que nem sequer conseguirão executá-los.

CF – Quão pequena pode ser uma transação na IOTA? Quais taxas o sistema possui?
DS – Tem zero taxas, por isso pode ser tão pequeno quanto possível fisicamente.

CF – A IOTA é minerável? Como a rede se sustenta?
DS – Não. IOTA não possui mineração. A rede é auto-sustentável, outra característica única do Tangle. Na IOTA, a verificação das transações não é desacoplada da rede, como é o caso da Blockchain; em vez disso, você verifica duas transações anteriores quando envia uma transação, de modo que todos estão compensando e sendo compensados ??pela utilização da rede.

CF – Quais os próximos passos para a IOTA?
DS – Começamos a trabalhar na IOTA no final do verão de 2015, depois realizamos um crowdfunding no final de 2015 e estamos na versão beta desde janeiro. Realizamos, como previsto, nosso lançamento oficial no mês de junho e convidamos todos a se juntarem aos últimos estágios da IOTA beta. Em breve, estaremos anunciando algumas grandes parcerias muito emocionantes que irão lançar a “economia das coisas” da IOTA, então, fiquem atentos!


Para mais notícias sobre o Bitcoin, Ethereum, Altcoins e Blockchain siga-nos em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/criptomoedasfacil/
Youtube: https://www.youtube.com/c/criptomoedasfacilcf
Telegram: http://telegram.me/criptomoedasfacil
Twitter: https://twitter.com/criptofacil
Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/16170094
Instagram: https://www.instagram.com/criptofacil 

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.