Economia

Ações de mineradoras de Bitcoin caem até 30% antes do halving

Faltando pouco mais de dois dias para o halving do Bitcoin (BTC), as ações das principais empresas de mineração listadas em bolsa experimentaram uma queda significativa no seu valor. Isso ocorreu por causa das expectativas de redução das receitas, que estão pressionando as ações das empresas de mineração.

De fato, muitas ações chegaram a cair mais de 30% por causa desses riscos. Com o corte na recompensa, muitos mineradores desligarão suas máquinas, o que pode colocar pressão na lucratividade do setor.

Pressão nas mineradoras

As ações dos principais mineradores de Bitcoin, como Marathon, CleanSpark e Riot Blockchain, sofreram quedas pelo terceiro dia consecutivo na terça-feira (17). Os papéis da Marathon caíram 3,6% na bolsa, ao passo que as ações da CleanSpark perderam 1,43% e a Riot teve queda de quase 6%.

Em termos mensais, a Riot viu uma queda de 29% no preço das ações, a Marathon perdeu 23% e a CleanSpark caiu 14%. Mas a maior perda ocorreu com o ETF Valkyrie Bitcoin Miners, cuja queda foi de aproximadamente 30% somente em abril.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, as crescentes tensões geopolíticas entre Irã e Israel durante o fim de semana fomentaram um sentimento de aversão ao risco entre os investidores. No entanto, apesar destes desafios, os principais executivos destas empresas permanecem otimistas.

Nos últimos anos, a mineração conseguiu realizar operações de baixo custo e avanços na eficiência dos equipamentos, reduzindo a demanda por capital. Além disso, a crescente demanda pelo Bitcoin vai mitigar os impactos do corte na emissão de novos BTC, segundo os mineradores.

Nesse sentido, os mineradores acreditam que podem compensar as perdas anuais de receita previstas de US$ 10 bilhões resultantes da valorização do BTC pós-halving.

“A Riot está aqui para o longo prazo. Nossa tese de investimento de longo prazo no Bitcoin é forte e acho que temos a infraestrutura para um movimento muito positivo no Bitcoin nos próximos meses”, disse Jason Les CEO da Riot.

Com o próximo halving do Bitcoin, a produção diária de BTC cairá de 900 BTC para 450. A mineradora de Bitcoin Hut 8 já anunciou um corte nos custos de produção em 30%.

Consequência no preço do Bitcoin

O preço do Bitcoin está funcionando exatamente como esperado próximo ao período de halving. Antes do evento, o BTC entrou em um forte retrocesso pré-halving, com uma queda de 18% em relação á sua máxima histórica.

Durante algumas semanas após o halving do Bitcoin, os analistas não esperam nenhum grande movimento no preço do BTC, já que os mineradores poderiam vender seus BTC para cobrir a queda nas receitas.

No entanto, depois de algumas semanas, os investidores podem dar início a uma nova corrida de alta. Eles também estão apostando no aumento da demanda decorrente dos novos ETFs de Bitcoin, o que deverá impulsionar os preços para cima e neutralizar os efeitos negativos do halving.

“Acho que é muito difícil prever o preço do Bitcoin em qualquer período de curto prazo. Mas ao longo dos anos, o que se viu foi um curso constante de adoção. Em prazos maiores e mais longos, acredito que podemos permanecer muito otimistas quanto à adoção da rede”, disse Tyler Page, CEO da Cipher Mining.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.