Categorias Notícias

Acionista do Uber anuncia teste bem sucedido de sistema de pagamento global que utiliza blockchain

Nesta semana, a SoftBank Corp., operadora de telecomunicações com sede no Japão (e maior acionista da Uber), a Synchronoss Technologies, Inc. (SNCR), empresa líder global e inovadora de produtos para a nuvem, de mensagens, digitais e de IoT, e a TBCASoft, Inc., empresa inovadora que trabalha no desenvolvimento de aplicações baseadas em blockchain, anunciaram resultados positivos de sua parceria para realização de uma Prova de Conceito (PoC) de um novo serviço de pagamentos móveis de várias operadoras baseado no modelo global de mensagens Rich Communications Service (RCS) e na plataforma blockchain cross-carrier da TBCASoft.

“Esta PoC de pagamentos móveis baseado em blockchain e RCS demonstra o valor que os serviços liderados por uma operadora podem oferecer. A previsão é de que nosso novo serviço de pagamento móvel não só vai capacitar os comerciantes a operar digitalmente, em uma escala que antes só estava disponível para grandes marcas, mas também proporcionar aos nossos clientes mais exibilidade quando se trata de seus hábitos de compra e de viagem”, disse Takeshi Fukuizumi, vice-presidente da SoftBank Corp.

A plataforma, chamada de CCPS (Cross-Carrier Payment Service), promete ser um facilitador no pagamento de serviços de telefonia e internet móvel entre operadoras de telecomunicações a nível mundial. As três empresas já concluíram com sucesso uma PoC em serviço de pagamentos móveis, projetada para permitir que os usuários façam várias compras na loja, móveis e digitais diretamente de seus dispositivos. A SoftBank, Synchronoss e TBCASoft apresentarão os resultados desta PoC e do funcionamento da plataforma de  pagamentos móveis na conferência Mobile World Congress Américas.

“Nossa PoC demonstra como a SoftBank está na vanguarda para oferecer ao mercado novas tecnologias de ponta através do uso de blockchain e novos serviços móveis baseados em RCS, o que irá representar uma revolução no atual mercado de mensagens e pagamentos, criando novas oportunidades para clientes, marcas e empresas – e que também impulsionará receitas incrementais para as operadoras a partir das mensagens. As mensagens RCS se tornarão a base para um novo mercado rico em recursos para que marcas e comerciantes, grandes e pequenos, interajam com os assinantes. Com nossa experiência e alcance global em várias plataformas de mensagens, não apenas RCS, mas também e-mail, IM, MMS e SMS, a Synchronoss está em uma posição ideal para aproveitar esta importante nova tendência em dispositivos móveis”, destacou o CEO e presidente da Synchronoss, Glenn Lurie.

Por meio dela, por exemplo, um cliente móvel no Japão pode viajar aos Estados Unidos e fazer uma compra em dólares via RCS, que é suportado pela SoftBank e Synchronoss. O padrão global de mensagens do RCS também pode ser usado para enviar um pagamento. A exibilidade da API blockchain CCPS permite que o destinatário use um aplicativo de mensagens baseado em RCS ou serviço tradicional de mensagens, como SMS ou e-mail, para receber transferências de dinheiro de pessoa para pessoa.

“Cada vez mais provedores de serviços de comunicação (CSP) estão recorrendo à tecnologia blockchain para suportar uma gama crescente de novos recursos e serviços, entre eles a compensação e liquidação seguras, autenticação pessoal e aplicativos IoT”, disse Ling Wu, fundador e CEO da TBCASoft.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Na economia digital atual, o blockchain permite que os CSP criem novos serviços e, em seguida, os estendam globalmente, mais além de seus territórios e mercados estabelecidos, de maneira eficiente e segura. O sucesso desta PoC demonstra que nossa plataforma Blockchain Cross-Carrier pode ajudar os CSP a alavancar padrões comuns, como o RCS, para fornecer serviços disruptivos aos seus clientes.”

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.