Acalmando o mercado: vulnerabilidade na IOTA é resolvida

Neha Narula, Diretora do Departamento de Moedas Digitais do MIT Media LAb, publicou no último dia 7 de setembro, um artigo no Medium intitulado “Vulnerabilidades Criptográficas na IOTA“. No artigo, a autora diz que sua equipe de pesquisadores encontrou uma vulnerabilidade de criptografia no protocolo da IOTA e que comunicou os desenvolvedores da moeda sobre os problemas.

A falha foi identificada em julho e, segundo a própria autora, foi resolvida pela equipe da IOTA. O artigo de Neha chegou até ser objeto de reportagem da Forbes.

Narula decidiu publicar o artigo mais de um mês depois de ter encontrado a falha por achar interessante compartilhar os resultados da pesquisa e para demonstrar que há pontos em desacordo entre os pesquisadores do MIT e os criadores da IOTA.

No mesmo dia que o artigo foi publicado, Dominik Schiener, co-fundador da IOTA, foi o primeiro a anunciar no Slack oficial da criptomoeda que a equipe sempre esteve focada na questão e que não havia com o que se preocupar.  “Refutamos algumas das reivindicações apresentadas pelos pesquisadores. Um ponto a destacar é que nenhum fundo esteve ou está em risco. Desde então, tomamos medidas cautelares e contratamos uma equipe dedicada de criptógrafos de classe mundial para aplicar uma revisão”.

Nesta segunda-feira, 11 de setembro, um ataque, provavelmente do tipo DoS (Denial of Service), não confirmado ainda, foi feito na rede Tangle da IOTA. Rapidamente, David Sønstebø, criador da IOTA, alertou a comunidade no Slack oficial da IOTA e as transações de saque e depósito na Bitfinex foram interrompidas por precaução. “Alguém está tentando atacar a rede principal no momento, por precaução e segurança, encorajamos você a não fazer transferências no momento, enquanto analisamos os detalhes dessa tentativa de ataque“, escreveu Sønstebø.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Desde a publicação do artigo do MIT, quando a IOTA era negociada por cerca de US$0,74, a moeda vem sofrendo com forte oscilação. Às 18h de Brasília do dia 12 de setembro, ela era negociada a US$0,57, segundo dados do site coinmarketcap.com.


Para mais notícias sobre o Bitcoin, Ethereum, Altcoins e Blockchain siga-nos em nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/criptomoedasfacil/
Youtube: https://www.youtube.com/c/criptomoedasfacilcf
Telegram: http://telegram.me/criptomoedasfacil
Twitter: https://twitter.com/criptofacil
Linkedin: https://www.linkedin.com/company-beta/16170094
Instagram: https://www.instagram.com/criptofacil 

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.