Aave lança protocolo para mídia social descentralizada baseado em NFTs

A equipe por trás de uma das maiores plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) Aave anunciou na segunda-feira (7) o lançamento do testnet para seu protocolo de mídia social baseado em NFTs.

O Lens Protocol, como foi chamado, é descrito como um “gráfico social sem permissão, combinável e descentralizado que facilita a construção de uma plataforma social Web3”.

De acordo com um “fio” publicado pela Aave no Twitter, o Lens Protocol tem funções familiares de mídia social. Ou seja, os usuários podem ter um perfil, comentar, compartilhar uma postagem, entre outras coisas.

Contudo, diferentemente das mídias sociais “tradicionais”, o Lens Protocol é alimentado por NFTs. Assim, o usuário tem o poder de possuir e controlar todo o seu conteúdo. 

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Os NFTs de perfil são a base principal do Lens Protocol. Esses NFTs dinâmicos são compostos, sem custódia e sem permissão. Endereços individuais podem possuir NFTs de perfil, um endereço pode ter vários NFTs de perfil e um NFT de perfil pode ser de propriedade e administrado por uma DAO [Organização Autônoma Descentralizada] através de uma carteira multisig!”, publicou a plataforma.

Mídia social baseada em NFTs

Além disso, quando o usuário segue alguém na rede social, ele recebe um NFT de seguimento. Conforme destacou Aave, cada um desses NFTs possui um ID de token exclusivo que vem com raridade e utilidade.

Essas características únicas podem ser usadas para limitar a votação para os seguidores fãs mais leais. Ao mesmo tempo, os NFTs também podem ser negociados em um mercado aberto.

Os usuários também podem criar “espelhos de conteúdo”, algo similar ao sistema de retuítes no Twitter.

Embora os dados de publicação sejam armazenados on-chain, o protocolo também oferecerá suporte à hospedagem IPFS para o armazenamento off-chain de arquivos grandes, como vídeos, músicas e imagens.

O protocolo é de código aberto para a comunidade construir.

Ainda de acordo com a conta oficial do projeto no Twitter, Lens está disponível na rede de testes Polygon Mumbai, com planos para um lançamento de mainnet alfa em data a ser divulgada.

Leia também: QR Capital lança QDFI11, primeiro ETF de DeFi listado na B3

Leia também: Mudou tudo no game Axie Infinity; Entenda 

Leia também: Concorrente do Ethereum, Avalanche bomba e ultrapassa US$ 10 bilhões em valor total bloqueado 

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.