Categorias Notícias

A Tether está emitindo USDT propositalmente para manipular o valor do Bitcoin?

A Tether está atraindo os holofotes da comunidade de criptoativos mais uma vez. Conforme reportado pela Ethereum World News nesta segunda-feira, 15 de abril, a empresa está sendo acusada de manipular o valor do Bitcoin por meio da emissão fraudulenta de milhões de dólares em USDT (stablecoin lastreada no dólar norte-americano).

Uma série recente de tuítes feita pelo popular perfil do Twitter Bitfinex’ed, acusou a Tether de emitir milhões de USDT sem lastro, com a intenção de apoiar compras “fictícias” do token – o que impulsionaria seu valor.

https://twitter.com/Bitfinexed/status/1117553148292419584

“A Tether está utilizando dinheiro falso para tentar pintar as candles de verde. Eles podem fazer isso se quiserem, uma vez que possuem à disposição muito dinheiro falso representado por Tethers sem lastro.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com a conta dedicada à monitorar as movimentações financeiras da exchange Bitfinex, e especialmente da Tether, a companhia deu início a um esquema desenfreado de emissão de novos tokens no dia 08 de abril. Na referida data, o suprimento total de USDT aumentou em US$417 milhões.

https://twitter.com/Bitfinexed/status/1116892871993569280

“A Tether está injetando novamente nos mercados de criptomoedas quase US$400 milhões em dinheiro falso. Eles recentemente admitiram que os tokens não são lastreados por dólares, mas por ‘reservas’. Na última vez em que eles injetaram essa quantidade de dinheiro falso, as intimações emitidas pela CFTC [Comissão de Negociação de Contratos Futuros e Commodities] foram descobertas e o mercado colapsou.”

Bitfinex’ed tem criticado bastante o uso do token USDT como uma ferramenta de manipulação do mercado. E sua opinião não é isolada, uma vez que acusações anteriores já foram feitas, todas elas categoricamente negadas pela equipe da Tether.

Em uma entrevista concedida à agência de notícias Bloomberg, o professor John Griffin explicou que a relação entre o valor do BTC e a emissão de USDT leva à conclusão de que há a intenção de manipular o mercado. Segundo Griffin:

“A Tether parece ser utilizada para estabilizar e manipular o valor do Bitcoin. Eu observei diversos mercados. Se há fraude ou manipulação em um mercado, isso deixa rastros nos dados. Os rastros deixados nesta relação são consistentes com uma hipótese de manipulação.”

Ainda que o mercado das criptomoedas seja considerado por muitos, do ponto de vista legal, como uma área cinzenta, manipulá-lo é considerado ilegal.

Não é a primeira vez que o valor do BTC é manipulado

A Tether foi intimada anteriormente pela Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities dos Estados Unidos justamente por esta razão.

Tanto a companhia quanto a Bitfinex argumentaram que as alegações feitas neste sentido são infundadas. O CEO da Bitfinex Jean-Louis van der Velde disse por meio de um email que as acusações eram falsas.

“Nem a Bitfinex, tampouco a Tether, estão ou estiveram engajadas em algum tipo de prática visando manipular o mercado e seus valores. A emissão de Tether não pode ser utilizada para aumentar o valor do Bitcoin ou qualquer outro token ou criptomoeda disponível na Bitfinex.”

Recentemente, a Tether foi criticada pela comunidade ao remover de seu site a informação de ser responsável por assegurar que cada token USDT é pareado por dólares físicos em uma proporção 1:1.

Até o momento, a Tether ainda não se posicionou sobre as acusações feitas.

Leia também: Tether atinge recorde histórico de transações

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.