Categorias Notícias

A quebra do Deutsche Bank irá impactar o preço do Bitcoin?

A pressão está aumentando – cada vez mais – no Deutsche Bank.

O maior – e mais alavancado – banco da Alemanha continua a ver o preço das suas ações definhar e se distanciar das outras empresas do setor.

As indicações de que o banco pode pagar bilhões de dólares ao governo do USA com o objetivo de liquidar os encargos e juros relacionados com as práticas de empréstimos  hipotecários, enviou ao mercado sinais de que a situação do Deutsche Bank já está bem próxima ao limite.

Caso o banco falhe, isto poderia ter consequência devastadores para toda a indústria de serviços financeiros, pois o Deutsche Bank é um dos bancos que mais possuem ramificações em todo o mundo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

João Queiroz, Diretor do Banco Carregosa de Portugal, demonstrou toda a sua preocupação em uma entrevista recente à imprensa:

A situação do Deutsche Bank já fez tocar muitas campainhas, os sinais de alerta já são indisfarçáveis. As ações do DB estão em mínimos históricos, a dívida subordinada e a dívida perpétua estão a corrigir abaixo dos 100% e os CDS (seguros para fazer face ao descumprimento da dívida) estão a valores mais altos do que em setembro de 2008, o mês da falência da Lehman.

O analista – do site CoinDesk – Chris Burniske, apontou que muitos bancos e pessoas afetadas pela situação podem acabar recorrendo ao mundo das criptomoedas por mais segurança:

Os mercados de capital já se atentaram para o bitcoin como um seguro anti-desastre. As criptomoedas não se relacionam com outros ativos, o que é um aspecto que poderia torná-la mais interessante em tempos de incerteza. Dependendo de como as pessoas se sentirem com o que irá acontecer com o DB, elas podem optar por cobrir-se com produtos menos convencionais, como o Bitcoin.

Como o Bitcoin é extremamente volátil, ele pode ter seu preço afetado de acordo como a situação do Deutsche Bank se desenrolar. No mês de setembro, a variação do preço do Bitcoin foi muita baixa(24,72%, contra 50% de agosto e 69,5% de julho).

O famoso analista de mercado Petar Zivkovksi especula que a quebra do DB tem o potencial de gerar um efeito dominó em bancos do mundo inteiro. Além de – certamente – causar algum tipo de impacto em dezenas de instituições.

Os preços do Bitcoin podem ser afetados como a situação se desenrolar, mas acredito somente uma resolução extremamente negativa, como a geração de um efeito dominó de falência entre diversos bancos europeus, poderia trazer grande volatilidade para os preços BTC

Independente de afetar ou não o preço do Bitcoin diretamente, o fato é que diversas instituições bancárias sentirão uma forte onda de impacto caso o Deutsche Bank realmente quebre. E esse impacto pode afetar a vida de milhares – se não milhões – de pessoas espalhados pelo globo terrestre.

Compartilhar
Paulo Aragão

Economista, empreendedor, Vascaíno e apaixonado por criptomoedas. Acredita que o futuro é descentralizado e que estamos no caminho certo. Me siga no twitter: https://twitter.com/paulo_aragao

This website uses cookies.