A história do Bitcoin parte 9: o nascimento da Mt. Gox

 

“Olá pessoal. Acabei de me cadastrar em uma nova exchange de Bitcoins. Por favor, deixe-me saber o que você acha dela.”

Com essas palavras inócuas, uma das sagas mais notórias da história inicial do Bitcoin começou. A exchange citada indiretamente no comentário era a famigerada Mt. Gox, a qual desempenhou um papel fundamental na ascensão do Bitcoin – para o bem e para o mal. E é nessa história que vamos nos concentrar na parte 9 da série Bitcoin History.

Magia e Desordem

Como visto na parte 6 da série, a Mt. Gox não foi a primeira exchange a ser lançada, na verdade ela surgiu antes do Bitcoin. Jed McCaleb registrou o domínio mtgox.com em 2007 e o rodou como “Magic: The Gathering Online Exchange” por anos, até ler sobre o Bitcoin em 2010. O programador foi sagaz o suficiente para reconhecer que uma exchange de Bitcoins seria um melhor uso para seu domínio que, a essa altura, havia permanecido suspenso por anos, depois que seu negócio original não teve sucesso.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Quando McCaleb anunciou sua plataforma recentemente redefinida no fórum Bitcointalk, em 18 de julho de 2010, a reação inicial foi bastante fria. Muitos usuários do fórum que experimentaram o site não ficaram impressionados e se perguntaram por que usar a MT. Gox quando eles já tinham a Bitcoinmarket.com – a primeira exchange a surgir no mundo. McCaleb tinha uma resposta simples para isso: a Mt. Gox estacva “sempre online, com sistema automatizado, com site mais rápido e com hospedagem dedicada e eu acho que a interface é melhor que a da Bitcoinmarket”. Ele estava certo.

“Bitcoin a US$10. Mal posso esperar!”

Nos seus primeiros dias de funcionamento, a Mt. Gox deparou-se com o mesmo problema que afetou a Bitcoinmarket.com – o PayPal. Como um dos poucos métodos de pagamento que poderiam ser facilmente integrados, o Paypal era um mal necessário para as primeiras plataformas baseadas no Bitcoin, mas logo começou a causar mais problemas. “Eu realmente espero que o Bitcoin faça um enorme estrago no [Paypal]”, esbravejou McCaleb no Bitcointalk.

“Isso me incomoda tanto que eles ganham 5,9% para executar uma instrução UPDATE em seu banco de dados.”

Como McCaleb refinou o site, sua liquidez cresceu e os traders se mudaram para a Mt. Gox. Eu amo sua exchange. A melhor que já vi”, disse um usuário entusiasmado. Em agosto de 2010, no entanto, um usuário do fórum colocou um problema em potencial para McCaleb:

“O que acontece se alguém atacar o site e descobre uma maneira de roubar os saldos BTC de todos?.”

McCaleb riu da pergunta na hora, respondendo:

“se for um bug no Bitcoin, você provavelmente terá que verificar isso com o Satoshi :).”

Depois de administrar a plataforma por oito meses, McCaleb publicou um anúncio em 06 de março de 2011, intitulado: “MtGox está mudando os proprietários”. O anúncio dizia:

“Eu criei a Mt. Gox em uma brincadeira depois de ler sobre Bitcoins no verão passado. Tem sido interessante e divertido de fazer. Ainda estou muito confiante de que os bitcoins têm um futuro brilhante. Mas, para realmente transformar a Mt. Gox em algo que tenha potencial, eu precisaria de mais tempo do que eu tenho agora. Então, decidi passar o bastão para alguém mais capaz de levar o site para o próximo nível.”

Ele continuou:

“A MagicalTux já contribuiu muito para a comunidade de bitcoins e de muitas maneiras ele será melhor na execução do site do que eu… Obrigado a todos que apoiaram a Mt. Gox até agora. Mal posso esperar para ver o Bitcoin atingir US$10!”

Com isso, McCaleb foi embora para concentrar-se em uma criptomoeda chamada Ripple. Em seu lugar, veio o novo dono da Mt. Gox Tux Mágico. Ou, como ele é mais conhecido atualmente, Mark Karpeles.

Leia também: A história do Bitcoin parte 8: quando 1.500 BTC custavam menos de um dólar

 

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.