Segurança

8 dicas para se manter seguro no mercado cripto

A Internet é uma inovação tecnológica notável para a humanidade. Quando Tim Berners-Lee criou a web, ele não poderia saber que ela também se tornaria um meio para atos fraudulentos. A sua intenção era projetar o mundo para uma comunidade mais educada e interativa, onde as pessoas poderiam se relacionar uns com os outros, independentemente de sua geografia. Infelizmente, isso também atraiu usuários maléficos que se esforçam para enganar as pessoas e roubar os seus bens.

Embora não haja um método definido para enganar as pessoas na web, os golpistas da Internet utilizam esquemas característicos para tirar vantagem das pessoas com o seu dinheiro suado. Entretanto, existem diversas formas de se proteger desses golpes, principalmente os que acontecem na mais recente Web3.

Como, então, é possível se proteger de golpes e se manter seguro na web 3.0?

Uma vez que o golpe é sempre a obtenção de dinheiro ilegalmente, o que é crucial na web3 em relação à fraude é proteger a sua conta digital onde os seus recursos estão armazenados. A implementação das 8 dicas a seguir garantirá que sua conta esteja segura e protegida contra piratas à espreita na web.

1- Não baixe arquivos desconhecidos.

Os ladrões podem pedir que você baixe um arquivo jpeg, PDF ou outros documentos. Não os clique ou baixe se parecerem suspeitos ou inofensivos. Geralmente, estão adulterados com códigos maliciosos que podem comprometer suas contas e, às vezes, outras carteiras e contas conectadas ao seu celular ou computador.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

2- Se atente de fazer o download do aplicativo oficial ou da extensão da web.

Se estiver baixando qualquer aplicativo ou extensão web3, certifique-se de fazê-lo diretamente do site. A maioria dos golpistas criam cópias de aplicativos. Portanto para confirmar a autenticidade do aplicativo, verifique as avaliações, o número de downloads e as informações do desenvolvedor; isso revelará algumas inconsistências se for um aplicativo clonado.

3- Nunca revele a sua seed phrase

A sua palavra seed é usada para importar uma carteira existente. Se o ladrão tiver acesso a ela, ele poderá acessar sua carteira em outro dispositivo, alterar a senha e roubar os ativos. Para evitar isso, proteja a frase e nunca a divulgue.

4- Desista de recompensas tentadoras ou de retornos exagerados

Todo mundo adora presentes. A maioria dos golpistas usa esses mimos para atrair usuários para seu esquema ou plano de investimento ilegal. Eles podem propor ou APY absurdos, conforme o caso, para atrair usuários de investimentos legais para os deles.

5- Use a autenticação de dois fatores

A autenticação em duas etapas é outro modelo de proteção que garante a segurança de suas contas em sites que usam esse método de confirmação. O 2FA adota dois processos ou camadas diferentes para verificar quem está tentando acessar a sua conta.

Ao fazer login na sua conta, após informar a sua senha, você receberá códigos extras de login, uma senha de uso único, para verificar se você não foi hackeado.

6- Não clique em hiperlinks ou links em mensagens.

Mensagens de desconhecidos com links deve ser evitado a todo custo, geralmente são mensagens que você recebe inesperadamente em sua caixa de entrada. Os golpistas podem enviar e-mails com links da Internet que podem comprometer a segurança da sua conta caso você os clique.

7- Considere usar uma carteira fria para armazenar seus ativos

Uma carteira fria ou “cold wallet” é uma carteira externa que não está conectada à internet, ou seja, os hackers não podem acessar exceto que a tenham fisicamente.

8- Para proteger suas carteiras e aplicativos, utilize uma senha forte e nova.

As senhas dão acesso às suas carteiras. Use um gerenciador de senhas para armazenar as senhas de cada aplicativo, página da web, carteira e outros.

Usar a mesma senha em todas as contas é arriscado, pois se alguém descobrir uma delas, terá acesso às outras.

Por fim, lembre-se de proteger a conta que contém a sua carteira é crucial. Procure e siga as medidas de segurança, convencionais ou inovadoras, que o mantenham protegido contra hackers ou atividades fraudulentas.

Leia também: Volume de stablecoin atinge recorde de R$ 38 trilhões em 2022

Leia também: Um Trojan do Android afeta quase 100 carteiras de bitcoin e criptomoeda

Leia também: Carteiras únicas da BNB Chain superam Ethereum convertendo-se na maior blockchain L1 do mundo

Compartilhar
Gabriel Madureira

Estudante de ciência e tecnologia na UNIFESP, possui 3 anos de experiência em criptomoedas e 6 anos no mercado tradicional. Trabalha também produzindo conteúdo sobre DeFi nas redes sociais.

This website uses cookies.