6 perguntas a serem feitas ao considerar soluções Blockchain para sua empresa

 

Blockchain é uma das inovações tecnológicas mais promissoras em memória recente, e chamou a atenção de startups inovadoras e instituições legadas. A lista de empresas líderes do setor que se baseiam no blockchain abrange líderes tecnológicos (Microsoft), instituições financeiras (JP Morgan, Santander) e até governos nacionais (Cingapura, Dubai, Brasil). Mas, como acontece com qualquer tecnologia emergente, existem algumas peculiaridades e obstáculos particulares e únicos que todos os adotadores iniciais enfrentarão ao longo do caminho para o qual até mesmo os líderes empresariais mais interessantes que considerem soluções em blockchain devem estar preparados.

Para começar, aqui está um rápido passo a passo de alguns desses problemas…

1. Como você planeja projetos que oferecem a maior utilidade dentro do blockchain?

A tecnologia Blockchain ainda é incipiente. É mais caro e demorado construir uma aplicação de cadeias de blocos do que um aplicativo de nuvem tradicional em muitas situações. Aplicativos bem-sucedidos não só criarão eficiências, mas também terão um impacto suficiente sobre o status quo. Ou seja, você deve encontrar o problema certo antes de poder construir a solução certa. Existem casos de uso que podem criar um valor incrível, mas é importante certificar-se de que você selecionou os direitos para demonstrar as capacidades reais da tecnologia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Antes de construir qualquer coisa, avalie o caso de uso do blockchain para garantir que haja um retorno sobre o investimento. Faça um mapeamento do processo de negócios e o recurso de uso para o blockchain específicos: assinaturas digitais, livros contábeis imutáveis ??distribuídos, contratos inteligentes, tokenização e identidade descentralizada. O ideal é buscar aplicativos onde podemos demonstrar como esses blocos de construção de blocos básicos fornecem benefícios significativos para um aplicativo e resolvem um problema real.

Um elemento-chave para o sucesso é idear o futuro estado. Como o processo de negócios parece ser uma rede descentralizada? Muitas vezes, essas redes parecem radicalmente diferentes – e radicalmente melhores – que os atuais processos de negócios, com muitas etapas, intermediários e custos, liberando capital e melhorando a experiência do usuário/cliente.

2. Qual tecnologia você deve usar? Quais são os padrões?

Hoje, os clientes dizem que existem predominantemente duas tecnologias que emergem como “padrões de fato” para a construção de aplicativos de blocos corporativos: IBM Hyperledger Fabric e Ethereum.

Três razões principais para usar a blockchain do Ethereum:

  • Ethereum é a única plataforma de contrato inteligente descentralizada projetada para ser de propósito geral e global a partir do deslocamento
  • Com o Ethereum, você pode implantar cadeias privadas, aplicativos descentralizados de cadeia pública (DApps) e cadeias de consórcio, tanto na premissa quanto na nuvem
  • O Ethereum tem a maior pool de desenvolvedores globalmente, o que está avançando rapidamente na plataforma e também oferece às empresas escolha em termos de parceiros de implementação
O ecossistema completo dos hubs da ConsenSys

3. Como você monta uma equipe de desenvolvimento de blockchain?

A má notícia é que simplesmente não existem desenvolvedores de blockchain suficientes para atender a crescente demanda . A boa notícia é que a maioria do desenvolvimento de aplicativos em blockchain cai em linha com o desenvolvimento típico da web (os aspectos da blockchain são apenas uma parte da aplicação geral). No entanto, você ainda precisará ter um arquiteto de blocos experiente em sua equipe para orientar o projeto.

Na ConsenSys, desenvolveram um programa -? ConsenSys Academy? – para capacitar desenvolvedores de todo o mundo para se tornarem desenvolvedores em blockchain. O programa está disponível para as empresas no quarto trimestre deste ano.

4. Que tipo de apoio e serviços estão lá fora para a empresa?

Para as empresas, simplesmente criar o aplicativo não é suficiente. As aplicações precisam ser implantadas em produção e suportadas. A ConsenSys por exemplo está focada em fornecer um ecossistema de serviços de suporte e produtos que vão do suporte ao desenvolvedor para verificações e monitoramento de saúde do sistema.

O suporte do desenvolvedor inclui; i) bases de conhecimento com curadoria para tecnologia blockchain, componentes principais e ferramentas para desenvolvedores ii) suporte comunitário através de fóruns iii) suporte ao vivo de engenheiros de suporte técnico incluindo reparação de interrupção.

O suporte de sistemas é oferecido aos clientes da ConsenSys Enterprise em sistemas de produção e está sendo desenvolvido para aplicações ConsenSys, incluindo Viant.io (produto de rastreamento e rastreamento de ativos).

Uma lista parcial de membros da Enterprise Ethereum Alliance

5. Que infraestrutura está disponível para construir no topo?

Até recentemente, o desenvolvimento de uma solução em blockchain para as empresas exigia que você construísse desde o início, mas isso está começando a mudar. A Enterprise Ethereum Alliance (EEA), um consórcio mundial de organizações líderes de vários campos que investem em tecnologia blockchain, foi formada para enfrentar esses problemas.

O EEA está construindo as soluções em blockchains padrão, de código aberto e free-to-use que serão a base para as empresas. Os grupos de trabalho estão a analisar aspectos legais dos blockchains e contratos inteligentes, áreas industriais, como bancos e cadeia de suprimentos, e, claro, questões básicas da tecnologia, tais como padrões de privacidade, permissão e rede.

6. Quais tecnologias e ferramentas necessárias que seus desenvolvedores devem usar?

Existem diversos hackathons e programas de treinamento em todo o mundo. Um dos principais obstáculos que vemos na curva de aprendizado é a “pilha de desenvolvedores“. Os desenvolvedores podem lutar escolhendo suas ferramentas e configurando seu ambiente otimamente. Esta é uma área que a ConsenSys em particular e outras através do ecossistema se concentraram. A empresa, mostra através das camadas dos blocos e explicam como as ferramentas emergentes podem ser integradas em ambientes e frameworks de desenvolvimento existentes, como integração contínua, estruturas de teste, implantação automática e devops.

Comece a pensar nessas questões agora, se você estiver considerando implementar o blockchain em sua organização. Fique atento para ouvir mais sobre a perspectiva da tecnologia sobre cada um desses problemas fundamentais.

Compartilhar
Cristhian Raphael

Cristhian é um pilar fundamental no universo das criptomoedas, co-fundador do renomado portal criptofacil.com. Com uma profunda paixão pelas possibilidades transformadoras da tecnologia blockchain, ele se destaca como um analista de cripto extremamente experiente, cujas insights e análises são altamente valorizadas pela comunidade. Como um visionário empreendedor, Cristhian transcende o convencional, desempenhando múltiplas funções críticas que vão desde a gestão de projetos até a curadoria de conteúdo e o gerenciamento de mídias sociais, impulsionando o criptofacil.com a novos patamares. A autoridade de Cristhian no campo é reforçada por sua dedicação em manter os mais altos padrões de confiabilidade e ética, garantindo que cada informação compartilhada seja rigorosamente verificada e baseada em dados concretos. Seu compromisso com a transparência e a educação financeira reflete-se no crescimento e na confiança que o criptofacil.com conquistou entre especialistas e entusiastas do setor.

This website uses cookies.