Categorias Notícias

6 Aplicações práticas do Blockchain no mundo real

O Blockchain é vista como a principal inovação tecnológica do bitcoin visto que é a prova de todas as transações na rede. Seu projeto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas criptomoedas e de bancos de dados distribuídos.

Entenda de forma fácil o que é a Blockchain

Blockchain é um tipo de banco de dados distribuído que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação. O banco de dados blockchain consiste em dois tipos de registros: transações individuais e blocos.

De fato, a blockchain pode ser configurado para trabalhar de várias formas, utilizando mecanismos diferentes com o objetivo de alcançar um consenso sobre transações e, em particular, definir participantes conhecidos na cadeia e excluir todos os outros. O maior exemplo da utilização de blockchain, é na área do Bitcoin, emprega um registro público anônimo no qual todos podem participar. Para utilizações mais privadas do blockchain entre um número menor de atuantes, muitas organizações estão empregando blockchains para controlar quem participa das transações.

Veja as formas de aplicações que a Blockchain pode desenvolver

1 – Descentralização

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Tradicionalmente, as trocas exigem um intermediário, como um corretor para corresponder compradores e vendedores. Com o blockchain, a necessidade de terceiro árbitro partido é obsoleto. Ordens de compra e venda são combinados e executados utilizando um sistema de custódia enquanto a rede atua como um validador.

 

2 – Armazenamento em nuvem Distribuído

Armazenamento de dados Blockchain vai se tornar um disruptor maciço em breve. (3-5 anos). Serviços de armazenamento em nuvem atuais são centralizados assim, você e demais usuários, deve colocar confiança em um único provedor de armazenamento. “Eles”, controlam todos os seus ativos online.

Por outro lado, com o Blockchain este pode tornar-se descentralizada. Por exemplo, Storj é o armazenamento da nuvem de testes beta usando uma rede Blockchain potência para melhorar a segurança e diminuir a dependência. Além disso, você pode alugar sua capacidade de armazenamento em excesso.

Outro exemplo: A Biblioteca Descentralizada de Alexandria, que usa o blockchain do bitcoin e Florincoin para armazenagem, distribuição e venda de arquivos.

Saiba mais sobre A Descentralizada Biblioteca de Alexandria

3 – Identidade Digital

Basta imaginar, nunca ter que se preocupar com sua segurança digital, a segurança tem sido um enorme problema no mundo.

Tecnologias Blockchain fazem rastreamento e gerenciamento de identidades digitais de forma segura e eficiente, resultando em fraude reduzida.

Seja bancário, cuidados de saúde, a segurança nacional, a documentação da cidadania ou varejo online, autenticação de identidade e autorização é um processo intricada tecida em comércio e cultura em todo o mundo.

Eventos como bancos de dados hackeados/Crackeados e contas violadas estão brilhando a luz sobre os problemas crescentes de uma sociedade tecnologicamente avançada, sem inovações de segurança baseadas em identidade ultrapassadas.

A tecnologia Blockchain oferece uma solução para muitos problemas de identidade digital, onde a identidade pode ser autenticada exclusivamente de forma irrefutável, imutável e seguro. Os métodos atuais utilizam sistemas baseados em senhas problemáticas de segredos partilhados trocados e armazenados em sistemas inseguros. Sistemas de autenticação em Blockchain são baseados em criptografia de chave pública. Na autenticação de identidade Blockchain, a única verificação realizada é se a transação foi ou não assinado pela chave privada correta. Infere-se que quem tem acesso à chave privada é o proprietário e a identidade exata do titular é considerada irrelevante.

Exemplo a Originalmy é Primeira empresa brasileira a utilizar o protocolo Blockchain 2.0 é uma das top 100 empresas mais influentes no mundo.

Nela é possível provar uma ideia, registrar uma Música autoral, registrar marcas e patentes, criar contratos, resguardar seu direito sobre obras de arte, e registrar qualquer arquivos digital na Blockchain.

4 – Comunicações cadeia de fornecimento e de prova de proveniência

A maioria das coisas que compramos não são feitas por uma única entidade, mas por uma cadeia de fornecedores que vendem os seus componentes (por exemplo, grafite lápis), para uma empresa que monta e comercializa o produto final. Se qualquer um desses componentes falhar, no entanto, a marca leva o peso da reação que detém a maior parte da responsabilidade por sua cadeia de fornecimento.

Mas, e se uma empresa poderia proativamente fornecer registros digitalmente permanentes, auditáveis que mostram as partes interessadas o estado do produto em cada etapa de valor acrescentado? Isso pode ser feito com registro na blockchain.

5 – Contratos inteligentes

E se você pudesse cortar sua taxa de hipoteca, e torná-lo mais fácil de atualizar a sua vontade?

O mundo dos contratos inteligentes está se aproximando rapidamente, mas o que são eles?

Estes são juridicamente vinculativas contratos digitalizados programáveis inscritos na Blockchain. Eles são inteligentes, porque eles são automatizados e pode auto executar. O que os desenvolvedores fazem é implementar contratos legais como variáveis e declarações que pedem liberação de recursos usando a rede bitcoin como um “terceiro executor partido,” em vez de confiar em uma única autoridade central.

Por exemplo, se duas pessoas querem trocar $ 100 em um momento específico no futuro, quando um conjunto de pré-requisitos forem cumpridos, detalhes as condições, de pagamento e das partes seria programado em um contrato inteligente. Uma vez que sejam cumpridas as condições definidas, os fundos seriam libertados e enviados para a parte apropriada de acordo com os termos.

“Contratos inteligentes resolve o problema de confiança no intermediário entre as partes a um acordo, mesmo que seja entre as pessoas, transferência de ativos como o ouro ou a execução de decisões entre duas partes em um contrato de apostas”

6 – Votação Digital

O maior obstáculo para a obtenção de processos eleitorais online, de acordo com seus detratores, é a segurança. Usando blockchain, um eleitor pode verificar que ela ou seu voto foi transmitida com sucesso, permanecendo anônimo para o resto do mundo. Em 2014, a Aliança Liberal, um partido político na Dinamarca, tornou-se a primeira organização a usar blockchain de voto. Com o número de eleitores americanos ainda surpreendentemente baixo, votação digital disperso pode representar uma forma de emancipar os não participantes.

“Muitos estados usam máquinas de voto, que em geral tem mais de 10 anos de idade que não estão se tornando antiquadas, e também estão se tornando cada vez mais caros para manter, como algumas peças não são mais fabricados. Fraude eleitoral prejudica o próprio tecido da democracia.”

O teste de segurança

Uma equipe credenciada para observar as eleições municipais de 2013 na Estónia o único país a executar votação pela Internet em larga escala, revelou que eles observaram os funcionários eleitorais baixar o software chave através de conexões de Internet inseguras, digitando PINs e senhas, e preparar instalar o software de eleição em PCs inseguros. A Noruega também cancelou os ensaios de sistemas de voto nas eleições locais e nacionais, concluindo que os temores dos eleitores sobre os seus votos se tornando pública pode minar os processos democráticos.

Conclusão

Minha esperança é que em um futuro próximo a tecnologia Blockchain se tornem o padrão ouro para todas as nações do mundo. É o tempo necessário para que o sistema e os governos sejam mais transparente.

O potencial futuro das aplicações Blockchain ainda estão evoluindo. Os próximos 2 a 3 anos serão todos sobre experiências, independentemente de qual aplicativo se torna o primeiro em uma escala global. A linha inferior é Blockchain está aqui para ficar e está transformando a maneira como nossas funções da sociedade agem.

Comentários e sugestões são bem vindos.

Compartilhar
Cristhian Raphael

Cristhian é um pilar fundamental no universo das criptomoedas, co-fundador do renomado portal criptofacil.com. Com uma profunda paixão pelas possibilidades transformadoras da tecnologia blockchain, ele se destaca como um analista de cripto extremamente experiente, cujas insights e análises são altamente valorizadas pela comunidade. Como um visionário empreendedor, Cristhian transcende o convencional, desempenhando múltiplas funções críticas que vão desde a gestão de projetos até a curadoria de conteúdo e o gerenciamento de mídias sociais, impulsionando o criptofacil.com a novos patamares. A autoridade de Cristhian no campo é reforçada por sua dedicação em manter os mais altos padrões de confiabilidade e ética, garantindo que cada informação compartilhada seja rigorosamente verificada e baseada em dados concretos. Seu compromisso com a transparência e a educação financeira reflete-se no crescimento e na confiança que o criptofacil.com conquistou entre especialistas e entusiastas do setor.

This website uses cookies.