5 motivos podem causar a queda do Bitcoin como criptomoeda dominante

O Bitcoin é a primeira e maior criptomoeda do mercado, mas este reinado pode acabar. Segundo o veterano conhecido como Mr. Whale, o BTC será destronado por uma altcoin por cinco razões: tecnologia desatualizada, ignorância, fraudes, problemas de escalabilidade e taxas e mercado desfavorável.

De acordo com o analista, embora o Bitcoin tenha lançado as bases para o nascimento da indústria, isso não significa que seu sucesso esteja garantido.

“Com base em tendências históricas e fundamentais, o destronamento do Bitcoin não é uma questão de ‘se’, mas de ‘quando’”, afirmou.

#1 Tecnologia desatualizada

Em primeiro lugar, Mr. Whale destacou que o Bitcoin, assim como uma empresa, precisa se aprimorar para sobreviver. No entanto, ele afirmou que o BTC não mudou desde que foi lançado em 2009 e “continua lento e mal utilizado”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Enquanto isso, há inúmeras criptomoedas que permitem maior anonimato para usuários, transações mais rápidas e recursos técnicos mais sofisticados. Além disso, o analista mencionou as emissões de carbono no processo de mineração do Bitcoin.

“Por que a sociedade optaria por algo que tem efeitos ambientais desastrosos, quando a tecnologia para eliminar esse recurso existe há anos e é comumente usada em muitos outros tokens?”, questionou.

#2 Ignorância e “comportamento de culto”

Em segundo lugar, o analista mencionou a “ignorância” e o comportamento semelhante a um culto pela comunidade. Segundo ele, a geração atual de maximalistas do Bitcoin “domestica suas ovelhas com mentiras”.

Ademais, qualquer pessoa que expressa pensamentos contrários é automaticamente rejeitada e rotulada como “golpista”, disse Mr. Whale.

“O Bitcoin está em uma bolha perigosamente supervalorizada. Diga isso a um maximalista de Bitcoins e observe-o chorar sobre “FUD”,

FUD é o termo usado para abreviar “medo, incerteza e dúvida”, atribuído a rumores negativos sempre que o mercado de criptomoedas está em alta.

#3 Inflado por fraude e mentiras

Mr. Whale afirmou ainda que o preço do Bitcoin é inflado por fraudes e mentiras. Para ele, o crescimento do Bitcoin nos últimos anos não foi algo natural.

Como exemplo, o analista citou as emissões da stablecoin USDT, que são geralmente atribuídas à alta do Bitcoin

“Para que o BTC atingisse US$ 64.000, a Tether teve que imprimir bilhões de USDT sem lastro todos os dias para manipular os preços para cima. Esse fato-chave é frequentemente esquecido pelos investidores”, afirmou.

O analista observou ainda que a Tether não imprime nada há mais de dois meses. Paralelamente a isso, reguladores estão investigando os executivos de Tether por fraude.

Mr. Whale também citou boatos que, segundo ele, foram criados pelos maximalistas do BTC para impulsionar os preços. No caso, ele mencionou especificamente o rumor envolvendo a aceitação de Bitcoin pela Amazon que se revelou falso.

#4 Problemas e taxas de escalabilidade

Em quarto lugar estão os problemas de escalabilidade e altas taxas. Conforme destacou o analista, a rede atual do Bitcoin é incapaz de processar todas as transações com rapidez suficiente e isso fará com que a criptomoeda líder fique para trás.

O veterano pontuou que o Bitcoin processa menos de 4,6 transações por segundo. Já a Visa faz em média mais de 1.700 transações por segundo.

Ao mesmo tempo, a resposta do Bitcoin a este problema, a solução Lightning Network, ainda enfrenta muitas incógnitas.

“Mais testes são necessários antes que possa abordar previsivelmente algumas das deficiências do Bitcoin”, disse.

#5 Tendências de mercado desfavoráveis ao Bitcoin

Finalmente, o analista ressaltou que muitas altcoins superaram o Bitcoin em termos de desempenho em 2021 e podem superá-lo a longo prazo em valor de mercado.

Ele também afirmou que o ímpeto do BTC está em queda drástica, com os chamados “holders” (investidores de longo prazo) se desfazendo de seus Bitcoins. Para justificar sua afirmação, ele compartilhou o gráfico abaixo:

“Uma coisa que os touros do Bitcoin se recusam a mencionar é o fato de que todos os mercados altistas do Bitcoin até agora têm apresentado um crescimento cada vez menor. Este mercado em alta é classificado como o menor até agora, o que não é surpresa.”

Ademais, Mr. Whale afirmou que o índice de dominância do Bitcoin revela que, desde que as altcoins foram introduzidos em 2014–2015, elas têm “devorado lentamente” o domínio do Bitcoin. 

O analista concluiu dizendo que o Bitcoin acabará como “apenas mais uma altcoin”, ao passo que criptomoedas como Ethereum estão agora mais perto do que nunca de ultrapassar o valor de mercado da moeda digital.

“Uma vez ultrapassada, geraria um enorme cenário de incerteza para os detentores de Bitcoin.”

Leia também: Gigante por trás do League of Legends anuncia entrada no mercado de NFTs 

Leia também: Uso de USDT exibe queda na China; pressão governamental pode ser a causa 

Leia também: ONU anuncia NFTs para auxiliar causas humanitárias

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.