Economia

HISTÓRICO: SEC aprova ETFs de Ethereum à vista

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira (23) uma decisão histórica: a aprovação dos primeiros fundos negociados em bolsa (ETF) de Ethereum (ETH) à vista do país.

Este marco representa um avanço significativo para o mercado de criptomoedas. Ao mesmo tempo, amplia o leque de opções de investimento para investidores estadunidenses.

A SEC aprovou os formulários 19b-4 para vários ETFs, incluindo os das gestoras BlackRock, Fidelity e Grayscale. Embora tenha aprovado os formulários, os emissores de ETFs precisam que suas declarações de registro S-1 entrem em vigor antes que a negociação possa começar de fato. Não está claro quanto tempo esse processo levará, mas alguns analistas especulam que poderá levar semanas.

“Acho que se eles trabalharem arduamente, isso poderá ser feito em algumas semanas, mas há muitos exemplos de que esse processo leva mais de três meses, historicamente”, acrescentou James Seyffart, analista de ETF da Bloomberg.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Os novos oito ETFs de Ethereum aprovados pela SEC permitirão que os investidores obtenham exposição direta ao Ether, a segunda maior criptomoeda por valor de mercado, de uma maneira regulamentada e acessível. Os fundo estarão disponíveis para negociação nas principais bolsas de valores dos EUA. Dessa forma, oferecerão uma maneira conveniente e segura para investidores diversificarem seus portfólios com ativos digitais.

Em janeiro deste ano, a SEC aprovou os primeiros ETFs de Bitcoin à vista da história dos EUA. Antes disso, apenas ETFs de futuros estavam disponíveis para os investidores do país.

SEC aprova ETF de Ethereum

A aprovação deste ETF de Ethereum pela SEC reflete uma crescente aceitação das criptomoedas no sistema financeiro tradicional. Analistas de mercado preveem que estes novos produtos financeiros poderão atrair bilhões de dólares em investimentos, dada a popularidade e o potencial de crescimento do Ethereum.

Além disso, espera-se que a novidade impulsione ainda mais o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (dApps) e contratos inteligentes, que são bases fundamentais da rede Ethereum.

Investidores e entusiastas das criptomoedas aguardavam ansiosamente esta aprovação, que é vista como um passo fundamental para a integração das criptomoedas nos mercados financeiros convencionais. A decisão da SEC vem após um período de análise minuciosa e discussões sobre a regulamentação e a segurança dos ativos digitais.

O preço do Ethereum, que já vinha valorizando nos últimos dias, disparou após o anúncio da aprovação. De acordo com dados do CoinGecko, o ETH saltou 2,3% nas últimas 24 horas. No momento da redação desta matéria, o Ether está custando US$ 3.820.

Há apenas uma semana, a maioria dos especialistas financeiros e players da indústria de criptomoedas afirmavam que a aprovação era improvável. Isso porque a SEC ofereceu poucas indicações de que planejava avançar com quaisquer solicitações de ETF de ETH à vista. No entanto, isso mudou rapidamente até culminar com as aprovações nesta quinta-feira histórica para o mercado de criptomoedas.

*Essa é uma história em atualização
Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.