A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou nesta quarta-feira, 28 de agosto, que deseja debater, oficialmente, temas como criptoativos, sandbox, blockchain, robô advisor e inteligência artificial. Segundo a autarquia, a CVM tem dado cada vez mais atenção ao tema focando manter-se sempre atualizada frente ao mercado.
Agora, por meio de uma iniciativa chamada Ponte de Inovação, participantes do mercado de capitais, acadêmicos e potenciais fornecedores de soluções ou serviços poderão apresentar e discutir trabalhos, estudos e aplicações inovadoras com a CVM. A iniciativa é do Núcleo de Inovação em Tecnologias Financeiras (FinTech Hub), criado pela autarquia em 2016 com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias financeiras no mercado de capitais.
“Esperamos que, com a criação desses canais institucionais de diálogo com interessados em inovação no âmbito do mercado de capitais, surjam discussões relevantes que resultem em ganhos para o mercado, que pode se tornar mais eficiente e competitivo com o adequado emprego de novas tecnologias”, disse Marcelo Barbosa, presidente da CVM.
A CVM destaca que as demandas devem ser enviadas ao e-mail com a indicação, no assunto da mensagem, de um dos cinco temas acima informados. Podem ser encaminhados estudos, pesquisas, ideias e casos concretos de aplicação das novas tecnologias.
Após análise pelo Grupo de Trabalho (GT) interno dedicado à iniciativa, os participantes receberão um retorno da autarquia, e poderão ser chamados para reuniões junto à CVM. Membros do GT poderão organizar audiências e convidar, por exemplo, outros servidores da CVM para estudar e debater a temática junto aos interessados. Os participantes poderão, ainda, apresentar pontos de vista e sanar eventuais dúvidas sobre a regulamentação aplicável às inovações apresentadas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Esse novo canal de diálogo propiciará contato direto e desburocratizado do regulado, acadêmico ou empreendedor com especialistas da CVM em temas de interesse comum. A iniciativa está em linha, inclusive, com o Projeto CVM Tech, concluído no início deste ano, no âmbito do qual foi levantada, junto ao mercado, a necessidade de se criar um fórum de discussão sobre inovação e tecnologia no ambiente regulado”, disse Alexandre Pinheiro dos Santos, Superintendente Geral da CVM.
Leia também: Representante da CVM fala sobre sandbox regulatório em evento realizado no Rio de Janeiro