Ir para o conteúdo
AO VIVO
BITCOIN REVERTENDO PARA ALTA; COMO LUCRAR SE O PREÇO DECOLAR?
Clique aqui
Comprar Bitcoin
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Comprar Bitcoin
Mercado
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Comprar Bitcoin
Mercado
Carteira BG

Dono da DD Corporation leva vida de luxo às custas dos investidores, diz tribunal

  • Por Lorena Amaro
  • - 28/08/2020
  • às 12:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Dono da DD Corporation leva vida de luxo às custas dos investidores, diz tribunal
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Em processo judicial contra a DD Corporation, o Tribunal de São Paulo disse que o líder do esquema, Leonardo Gusmão Araújo, leva uma vida de luxo às custas do dinheiro de seus investidores. 

A ação em questão foi aberta por um cliente da DD Corporation que alega ter sido lesado pelo esquema. 

Publicidade

Desta forma, ele ajuizou uma ação de reparação de danos materiais e morais com pedido de tutela de urgência.

Sobre o caso

Segundo o processo publicado nesta sexta-feira (28) no Diário de Justiça de São Paulo, o investidor contou que firmou um contrato com a DD Corporation para realizar investimentos em criptomoedas.

Entretanto, em dezembro de 2019, sem aviso prévio, a empresa retirou sua plataforma do ar. Assim, o investidor, que teria aplicado R$ 135.852,10, ficou sem receber o aporte e os lucros prometidos. 

Publicidade

O clientes da empresa alegou ainda que as autoridades já concluíram que a DD Corporation atuava como uma pirâmide financeira, lesando consumidores como ele.

Por isso, o autor pediu a desconsideração da personalidade jurídica da empresa. Para que os sócios possam responder pelos danos resultantes da quebra contratual. 

O tribunal ressaltou que, mesmo se tratando de compra e venda de criptomoedas, não se pode afastar a existência de uma relação de consumo. Portanto, o autor tem a sua disposição o art. 28 do Código de Defesa do Consumidor. 

Publicidade

O artigo em questão cita uma série de casos em que o juiz pode desconsiderar a personalidade jurídica. Dentre eles, casos em que há fato ou ato ilícito, infração da lei ou encerramento de atividade. 

Leonardo Araújo leva “vida nababesca”

O tribunal também entendeu que não houve razão plausível para a retirada da plataforma do ar.

Além disso, mencionou as notícias veiculadas a respeito da interrupção dos pagamentos aos investidores. As notícias também dão conta, segundo o tribunal, de que os sócios da DD Corporation já deixaram o país.

Publicidade

“(…) sendo que Leonardo Araújo, segundo elas, já teria não só viajado para residir em Portugal, como cancelado suas redes sociais, sem explicar a razão do inadimplemento maciço da empresa. Desta mesma fonte, extrai-se que o sócio da DD Corporation vem ostentando vida nababesca às custas dos investimentos feitos por pessoas como o autor”, disse o tribunal. 

Sobre a decisão

O tribunal ainda destacou que há acusações formalizadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Segundo o MP, o representante legal da empresa possui um comportamento temerário.

Tal risco é gerado pelo descumprimento das promessas de devolução do dinheiro dos investidores. E, embora alegue estar falido, ainda estaria operando nesse mercado por uma nova empresa.

Nesse sentido, o tribunal decidiu:

Publicidade

“DEFIRO a tutela de urgência, para, DESCONSIDERANDO A PERSONALIDADE JURÍDICA da sociedade empresária DG CURSOS DE TRADER LTDA., determinar, na forma dos artigos 294, 297, 300, 301 e 835, I, todos do Código de Processo Civil, de modo a garantir o resultado útil do processo, a indisponibilidade dos bens das rés e dos sócios da DG CURSOS TRADER LTDA., até o limite de R$ 135.852,10”.

No entanto, o tribunal indeferiu por ora o pedido de apreensão dos passaportes dos sócios. A justificativa foi que tais medidas só devem ser usadas quando inviáveis ou inúteis as medidas típicas.

Leia também: Após Record, Globo expõe Midas Trend como golpe da pirâmide financeira

Leia também: Oasis Mercosul sai do ar e anuncia pagamento em 15 meses

Publicidade

Leia também: Jornalista sabe quem é Satoshi Nakamoto e apresenta provas

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.