Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Aproveitou a situação

Com mineradores de Bitcoin no país, Cazaquistão cria taxa extra

  • Por Luciano Rocha
  • - 01/07/2021
  • às 15:25
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Com mineradores de Bitcoin no país, Cazaquistão cria taxa extra
Foto: Marco Verch/Flickr

O governo do Cazaquistão criou uma taxa que será paga pelos mineradores de Bitcoin (BTC) no país, conforme relatou o portal local Forklog. A taxa foi estabelecida em um tenge, o que equivale a R$ 0,01 na cotação atual, por kilowatt/hora (Kw/H) consumido.

A lei foi assinada na última terça-feira (29) pelo presidente do país, Kassym-Jomart Tokayev. A lei alterou o código tributário cazaque, bem como introduziu o novo imposto. Com a aprovação, o novo imposto entrará em vigor a partir de 1 de janeiro de 2022.

Lei visa conter a ilegalidade

De acordo com o governo cazaque, a cobrança adicional “tirará da sombra” os mineradores de criptomoedas que atualmente operam na economia paralela. Agora, esses mineradores poderão operar na legalidade e também pagar os devidos impostos.

A mídia cazaque apontou o congressista Albert Rau como criador do projeto. Rau, porém, afirmou que o parlamento aprovou uma “versão governamental” das emendas propostas.

Não ficou claro se o novo imposto foi criado por Rau ou pelo governo. O congressista falou sobre o novo tributo e afirmou que os deputados não enxergaram “nenhuma consequência crítica”. Em outras palavras, o novo imposto não afetaria a mineração no país.

Contudo, a Associação Nacional da Indústria de Blockchain e Data Center do Cazaquistão discorda, segundo o presidente da organização, Alan Dordzhiev. Segundo ele, a decisão terá um impacto muito negativo na atratividade de investimentos da indústria.

Mineradores da China serão afastados

A principal preocupação é que a taxa pode afastar as empresas chinesas que começam a se estabelecer no país. Esse movimento ganhou força após a proibição da mineração de criptomoedas na China.

Devido a proximidade com os chineses, o Cazaquistão tem sido considerado um dos destinos potenciais da mineração. O mercado do país é considerado amigável para a mineração, mas o novo imposto pode dificultar e encarecer a atividade.

Em maio, a Bit Mining, sediada em Shenzhen, anunciou que planeja construir um data center de mineração de 100 MW no Cazaquistão. Um mês depois, a companhia iniciou a realocação do primeiro lote de mineradoras da China para a ex-república soviética.

Leia também: 3 horas para minerar um bloco: os impactos da China no Bitcoin

Leia também: Mais uma: Elon Musk faz Baby Doge Coin valorizar 230%

Leia também: Tinder para investidores de criptomoedas é lançado

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.