O ex-CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), enfrenta restrições impostas pelo sistema judicial dos Estados Unidos. Após sua declaração de culpa por violar regras de transferência de dinheiro não licenciado e outras infrações, CZ está proibido de deixar o país até a data da sentença, agendada para fevereiro de 2024.
A decisão foi tomada pelo juiz Richard Jones, do Distrito Ocidental de Washington, em resposta à moção do Departamento de Justiça dos EUA, que foi aprovada no dia 7 de dezembro. A medida visa garantir a presença do réu no país desde sua confissão de culpa até a sentença final.
Em novembro passado, CZ admitiu a culpa em acusações de gerenciamento de um negócio de transferência de dinheiro não licenciado, violando regulamentos de combate à lavagem de dinheiro e enganando investidores. Ele concordou em pagar uma fiança pessoal de 175 milhões de dólares como parte do acordo.
- Leia também: USDT bate novo recorde com alta do Bitcoin
CZ é obrigado a ficar no EUA
Inicialmente, o acordo permitia que CZ deixasse os EUA, retornando apenas duas semanas antes da sentença. Contudo, os promotores, dias depois, solicitaram ao juiz a revogação da fiança, alegando que ele representava risco de fuga, especialmente para os Emirados Árabes Unidos (EAU), onde Zhao reside com sua família.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Os advogados de defesa enfatizaram o impacto negativo que a restrição de viagem teria sobre a família de CZ, que não pode se mudar para os EUA. Eles ressaltaram que o executivo assumiu total responsabilidade por suas ações e demonstrou cooperação viajando para os EUA para se entregar e se declarar culpado.
O juiz reconheceu as justificativas apresentadas pela defesa, mas considerou a extensão da riqueza de CZ e a ausência de um tratado de extradição com os Emirados Árabes Unidos. Destacou que, como a família reside no país do Oriente Médio, não há indícios de outros laços significativos de Zhao com os EUA.
É importante salientar que a proibição de deixar os EUA permite a CZ viajar internamente no país, além de possibilitar visitas de sua família. A audiência para a determinação da sentença está marcada para fevereiro do próximo ano, podendo resultar em mais de 18 meses de prisão para o ex-CEO da Binance.