Nomes como Andreas Antonopoulos, Nicholas Merten e Ivan on Tech tiveram seus canais no YouTube atacados por hackers durante o fim de semana. De acordo com o perfil do Twitter Mr. Whale, o ataque promoveu uma série de golpes de doações de criptomoedas.
Os golpistas tomaram controle das contas e em seguida publicaram vídeos falsos pedindo que os seguidores doassem criptomoedas. No entanto, as carteiras pertenciam aos hackers e não aos criadores dos canais.
Grandes nomes foram afetados
Imediatamente após o ataque, vários youtubers da criptoesfera relataram que tiveram suas contas invadidas. O youtuber Boxmining, por exemplo, chegou a identificar o número do IP dos invasores, que usaram um servidor baseado nas Filipinas.
I checked all my personal accounts for recent logins – there are none. HOWEVER, my Youtube brand account has a login from the Philippines ??? pic.twitter.com/CUtChNEz2D
— Boxmining (@boxmining) January 23, 2022
Em resposta, o desenvolvedor Ivan on Tech também confirmou o ataque em sua conta. “O mesmo IP me hackeou”, disse, pedindo ajuda à equipe de suporte do YouTube.
Quem também teve sua conta invadida foi Nicholas Merten, analista de criptomoedas e criador do canal DataDash. De acordo com Merten, os hackers conseguiram burlar a segurança da autenticação de dois fatores (2FA) e publicar um vídeo falso.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Aparentemente, os hackers conseguiram clonar os cartões SIM dos celulares para invadir as contas, dessa forma burlando o 2FA. Nesta golpe, o hacker clona o número do telefone de um usuário e o coloca em outro SIM, ganhando acesso às autenticações.
As carteiras utilizadas no golpe são endereços da Binance Smart Chain (BSC), sendo que um deles possui o equivalente a R$ 350 no momento da produção deste texto. Mas os hackers chegaram a obter 2,2 BNB, ou cerca de R$ 4.200 em valores atuais.
Golpes comuns: como se proteger?
Os golpes em sequência envolvendo perfis famosos em redes sociais tornaram-se comuns. O maior ataque recente deste tipo ocorreu em 2020 e resultou na invasão de dezenas de contas no Twitter. Exchanges de criptomoedas e grandes investidores foram afetados.
Nesse sentido, é importante tomar cuidado ao lidar com esse tipo de golpe. Sempre ative a recomendação 2FA no celular por meio de um aplicativo externo, como o Authy. Evite ao máximo realizar autenticações via celular, pois o roubo do número pode deixar sua conta vulnerável.
Leia também: Axie Infinity lança sistema para queimar Axies e ganhar itens raros
Leia também: Polkadot pode se tornar patrocinador oficial do FC Barcelona
Leia também: “Solana é nova EOS”, diz investidor após rede sofrer novo ataque