O Telegram abandonou oficialmente o lançamento da Telegram Open Network (TON). A informação foi divulgada pelo CEO da empresa, Pavel Durov, em seu canal oficial.
O comunicado de Durov foi acompanhado por um texto escrito pelo próprio CEO. “Estou escrevendo este texto para anunciar oficialmente que o envolvimento ativo do Telegram com a TON acabou”, afirmou.
O encerramento do projeto foi motivado pela batalha jurídica entre o Telegram e a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que bloqueou a ICO nos EUA. “Tomamos a difícil decisão de não prosseguir com a TON”, declarou Durov.
Processo com a SEC motiva cancelamento
Em sua carta, Durov criticou o processo movido pela SEC. Além de limitar a venda dos Grams para investidores dos EUA, o processo impedia que o token fosse negociado em qualquer outro país.
“Esta decisão do tribunal implica que outros países não têm soberania para decidir o que é bom e o que é ruim para seus próprios cidadãos. Imagine que os EUA de repente decidissem proibir o café e exigissem o fechamento de cafeterias na Itália, porque algum cidadão norte-americano poderia chegar lá. Certamente ninguém concordaria (com a decisão)”, afirmou Durov.
Durov também criticou o amplo poder que, segundo ele, os EUA possuem sobre finanças e tecnologia ao redor do mundo.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Infelizmente, o juiz dos EUA está certo sobre uma coisa. Nós, pessoas fora dos EUA, podemos votar em nossos presidentes e eleger nossos parlamentos. Mas quando o assunto são finanças e tecnologia, ainda dependemos dos Estados Unidos. Eles podem usar seu controle sobre o dólar e o sistema financeiro global para fechar qualquer banco ou conta bancária no mundo.”
Por fim, Durov afirmou o encerramento definitivo da TON e alertou contra possíveis golpes usando o nome do Telegram.
“Vocês podem ver – ou já devem ter visto – sites usando meu nome, a marca Telegram ou a abreviatura “TON” para promover seus projetos. Não confie neles com seu dinheiro ou dados. Nenhum membro atual ou passado de nossa equipe está envolvido com nenhum desses projetos.”
Ele não deixou claro se os investidores serão reembolsados pela compra dos tokens Gram ou quando isso ocorrerá.
Leia também: Telegram chega a acordo e entregará documentos de ICO à SEC
Leia também: Telegram força investidores dos EUA a não investir na TON
Leia também: Corte determina bloqueio da emissão de tokens do Telegram