Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Falência

URGENTE: Justiça decreta falência do Grupo Bitcoin Banco

  • Por Lorena Amaro
  • - 07/07/2021
  • às 18:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
URGENTE: Justiça decreta falência do Grupo Bitcoin Banco
Foto: Unsplash

Após a operação da Polícia Federal que culminou com a prisão de Cláudio Oliveira, o “rei do Bitcoin”, a justiça decretou a falência do Grupo Bitcoin Banco (GBB). A decisão foi proferida nesta quarta-feira (7) pela juíza Mariana Gluszcynski Gusso.

O GBB é acusado de operar um esquema de pirâmide financeira que deixou um prejuízo estimado em R$ 1,5 bilhão em mais de 7 mil pessoas.

GBB tumultuou recuperação judicial

No final de 2019, o GBB iniciou um processo de recuperação judicial que suspendeu todas as ações de execução movidas contas as empresas. 

Contudo, de acordo com a juíza, a empresa desmantelada na Operação Daemon vinha prolongando indefinidamente o processo em benefício próprio. 

“Restou claro que as recuperandas têm apresentado subterfúgios para justificar a não apresentação destes [balanços]. E tentam, inclusive, atribuir a responsabilidade à empresa de contabilidade, o que demonstra a tentativa de tumultuar o processo.”

Gusso destacou ainda que o processo de recuperação judicial era uma estratégia do Grupo para impedir o arresto de ativos financeiros em dinheiro e em criptomoedas.

Além disso, segundo a juíza, uma suposta carteira com 7 mil Bitcoins que viabilizaria a recuperação judicial jamais foi comprovada.  Nesse sentido, ela observou que não há razões para dar continuidade ao referido processo:

“A falta de comprometimento das recuperandas com o bom andamento e desenvolvimento deste processo, o levaram para um ponto onde a continuidade da recuperação judicial é impraticável”, apontou Gusso. “Desse modo, entendo ser o caso de decretação da falência das empresas que compõem o GRUPO BITCOIN BANCO.”

Sobre o GBB

O Grupo Bitcoin Banco era uma empresa que prometia altos rendimentos com arbitragem com Bitcoin. De acordo com a PF, as investigações contra a suposta pirâmide começaram em 2019 após inúmeras denúncias de possíveis vítimas do esquema.

Aos clientes, a empresa prometia regularizar os pagamentos em acordos extrajudiciais. No entanto, isso não se concretizou.

Ainda naquele ano, o empresário Claudio Oliveira, obteve uma decisão favorável a um pedido de recuperação judicial junto à 1ª Vara de Falências de Curitiba.

No entanto, constatou-se que o grupo não cumpria as obrigações determinadas pelo decreto de recuperação judicial. Ademais, o GBB seguia oferecendo contratos de investimento coletivos sem autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Depois disso, as investigações foram deslocadas para a Justiça Federal e a PF deu continuidade ao caso. Mais precisamente, passou a apurar a possível prática de crime contra o sistema financeiro nacional e os demais conexos.

As investigações culminaram com a deflagração da Operação Daemon na última segunda-feira (5). Durante a ação, Cláudio Oliveira, sua esposa e outras três pessoas foram presos.

Além disso, cerca de R$ 2,5 milhões em bens foram apreendidos. Os veículos de luxo apreendidos são das fabricantes Porsche, BMW, Maserati, Lamborghini e Mercedes. Entretanto, até o momento, não foram apreendidos Bitcoins nas buscas.

Leia também: Grupo Bitcoin Banco é alvo de operação da Polícia Federal nesta segunda-feira 

Leia também: Cláudio Oliveira é preso; chefe do GBB já foi condenado na Suíça e é procurado nos EUA 

Leia também: Governo brasileiro negociou propina de vacinas em criptomoedas, diz portal

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.