Início » Últimas Notícias » Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte vai usar blockchain em processos licitatórios

Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte vai usar blockchain em processos licitatórios

Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte vai usar blockchain em processos licitatórios
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Para debater a implementação da tecnologia blockchain em seus processos licitatórios, uma comissão de Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN) se reuniu com técnicos do Projeto Governo Cidadão, nesta quarta-feira, dia 10 de março. A iniciativa tem como objetivo otimizar o processo, tornando-o mais eficiente, transparente, ágil e seguro.

De acordo com o comunicado publicado pelo órgão, um aplicativo baseado em blockchain, foi projetado e será implementado na infraestrutura tecnológica do Tribunal. O SOL (Sistema Online de Licitação) foi desenvolvido pela empresa Caiena, contratada através de uma parceria entre os governos do Rio Grande do Norte e Bahia. Além disso, o projeto contou com o financiamento do Banco Mundial.

Publicidade

A parceria com outros estados também permitirá que o TCE-RN tenha acesso integral aos dados produzidos. O órgão também poderá ainda monitorar, em tempo real, os processos de aquisições realizados.

Presente na reunião para debater o projeto, o auditor Márcio Loiola, que também coordena a Comissão de Auditoria de Operações de Créditos Externos (Copcex), destacou que “essa metodologia é pioneira no Brasil e que a auditoria digital em tempo real será o futuro nos processos de aquisições, especialmente nos sistemas que utilizam o Blockchain”.

O SOL foi desenvolvido inicialmente para ser usado nos processos licitatórios das associações de agricultura familiar. No entanto, o projeto Governo Cidadão resolveu adotar a tecnologia em todas as aquisições na modalidade shopping do Projeto. Há ainda a possibilidade de expandir a ferramenta para todos os entes estaduais, conforme informou o comunicado.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Rio Grande do Norte larga na frente no uso de blockchain

Não é a primeira vez que o Rio Grande do Norte usa a tecnologia blockchain em processos públicos. Conforme informou o CriptoFácil em novembro de 2019, o estado foi o primeiro do país a aceitar uma assinatura registrada em blockchain como válida para fins jurídicos e administrativos tal qual o “Certificado Digital”.

Leia também: Funcionários da Dataprev serão treinados em Hyperledger pela Blockchain Academy

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Deixe um comentário