O protocolo de camada 1 COTI informou na última terça-feira (24) que lançará na próxima semana a stablecoin sobrecolateralizada baseada em Cardano, Djed. De acordo com o CEO da COTI, Shahaf Bar-Geffen, a moeda digital estável chegará ao mercado ainda em janeiro de 2023.
“Nós já demos início ao processo de sincronização do índice da cadeia. Esse processo pode levar 14 dias. E, como iniciamos a sincronização há uma semana, esperamos concluí-la na próxima semana e estarmos prontos para o lançamento. No momento, este é o único gargalo técnico que impede o lançamento”, disse a COTI.
Bar-Geffen também deixou claro que a Djed não será uma moeda estável algorítmica, em uma tentativa de distanciar a moeda da fracassada UST da rede Terra (LUNA), que colapsou em maio do ano passado.
Djed terá lastro em ADA e SHEN
Conforme destacou ele, Djed terá lastro em ADA, da rede Cardano, que não tem ligação com o protocolo da stablecoin. Além disso, o protocolo também exige mais de 400% de valor colateral para emitir Djed para um usuário.
Ainda segundo a COTI, a Bitrue listará Djed e a moeda reserva Shen, que auxiliará na liquidez do protocolo para manter o preço fixo em casos de flutuação de preço da ADA. Além disso, a exchange descentralizada (DEX) Wingriders também deu a entender no Twitter que fará um anúncio nesse sentido em breve.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A fim de maximizar os benefícios para os detentores de Shen, o projeto vai distribuir as recompensas de staking da ADA aos depositantes. A distribuição terá como base um futuro sistema instantâneo que incorpora uma interface do usuário para rastrear os pagamentos.
“Estamos criando um mecanismo de instantâneo e uma interface do usuário que serão adicionados ao djed.xyz, onde os detentores de SHEN poderão rastrear essas recompensas extras”, disse a COTI.
Djed chegará a 40 dApps da Cardano
De acordo com um relatório do ano passado do The Block, a expectativa é que Djed entre em operação em mais de 40 dApps com base em Cardano no dia do lançamento. De acordo com dados do DeFi Llama, o ecossistema de dApps da Cardano tem mais de US$ 72 milhões em valor total bloqueado (TVL).
Enquanto isso, o preço da ADA caiu cerca de 5% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinGecko. A queda está em linha com uma desvalorização mais ampla do mercado.