Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Regulamentação

Rússia tratará Bitcoin como moeda após acordo entre Governo e Banco Central

  • Por Lorena Amaro
  • - 09/02/2022
  • às 16:28
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Rússia tratará Bitcoin como moeda após acordo entre Governo e Banco Central
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Após diversas reviravoltas, o Governo da Rússia e o banco central do país chegaram a um acordo com relação ao Bitcoin e demais criptomoedas.

De acordo com um comunicado emitido na terça-feira (8) pelo governo, os criptoativos passarão a ser tratados no país como moeda.

Publicidade

O Kommersant, um dos maiores jornais de negócios da Rússia, informou nesta quarta-feira (9) que as autoridades pretendem desenvolver um projeto de lei.

O texto será apresentado no próximo dia 18 de fevereiro. Ele definirá as criptomoedas como “análoga a moeda” e não como ativos financeiros digitais.

Ao regular criptomoedas como outras formas de moeda, o governo russo poderá fornecer regulamentos claros para empresas e indivíduos.

Publicidade

Ainda segundo o Kommersant, assim que a nova lei entrar em vigor, a circulação de criptoativos só será possível com identificação completa e por meio do sistema bancário russo ou intermediários licenciados.

Além disso, transações superiores a 600.000 rublos (US$ 8.030) devem ser declaradas. Caso a declaração não seja realizada, será considerada uma “ofensa criminal”. 

Ainda, quem aceitar ilegalmente criptomoedas como forma de pagamento será multado.

Publicidade

Rússia vai regular criptomoedas

Em seu comunicado, o governo russo destacou que “determinou o futuro das moedas digitais na Rússia”:

“A movimentação de tais ativos financeiros será regulada pelo Estado com obrigações estritas para todos os participantes do mercado profissional com ênfase na proteção dos direitos dos investidores comuns.”

O objetivo, segundo o comunicado, é integrar o mecanismo de circulação de criptomoedas no sistema financeiro. Ao mesmo tempo, o governo quer garantir o controle dos fluxos de caixa no circuito das instituições de crédito.

Publicidade

“A proteção dos direitos dos cidadãos, além de dividir os investidores em qualificados e não qualificados, será assegurada por meio de requisitos de licenciamento para plataformas de criptomoedas.”

Ainda segundo o texto, as plataformas cripto serão obrigadas a ter recursos financeiros para garantir liquidez e adequação de capital.

O governo planeja ainda obrigar empresas do setor informar os cidadãos sobre os riscos associados às criptomoedas.

Publicidade

Participam da discussão da regulação do mercado cripto na Rússia, o Ministério das Finanças; o Banco da Rússia, Rosfinmonitoring; o Serviço Federal de Segurança; o Ministério da Administração Interna; o Serviço Fiscal Federal; o Ministério do Desenvolvimento Econômico e o Ministério Público.

“A implementação do conceito garantirá a criação do marco regulatório necessário, tirará a indústria de moeda digital das sombras e criará a possibilidade de atividades comerciais legais”, concluiu o comunicado. 

Vai e vem na Rússia

Conforme noticiou o CriptoFácil, anteriormente, o banco russo estava cético sobre a introdução de criptomoedas na economia.

Publicidade

No fim de janeiro, a autoridade monetária propôs proibir mineração, emissão, circulação e negociação de criptomoedas no país.

Mas, na semana seguinte, o presidente russo Vladimir Putin declarou publicamente uma oposição a essa ideia. Segundo ele, a Rússia tem “certas vantagens competitivas” para a mineração de criptomoedas, indicando uma posição favorável à indústria.

Depois, foi a vez do Ministro de Finanças, Anton Siluanov, sugerir que instituições financeiras pudessem fornecer serviços com criptomoedas. 

Publicidade

Assim, com o novo comunicado, parece que Putin e os pró-cripto do governo russo venceram. Segundo o Kommersant, a legislação que reconhece criptoativos como moedas deve entrar em vigor no segundo semestre de 2022 ou em 2023.

Leia também: Shiba Inu lança imóveis no metaverso e faz token disparar 50%

Leia também: Investimentos globais em criptomoedas subiram 450% em 2021, diz relatório

Publicidade

Leia também: Sotheby’s vai leiloar 104 CryptoPunks podendo arrecadar US$ 30 milhões

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.