Ir para o conteúdo
Carteira BG
Newsletter
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Logo CriptoFácil
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Carteira BG
Mercado
Ethereum
Carteira BG
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Russia

Vladimir Putin: “Rússia tem vantagens ao permitir a mineração de Bitcoin”

  • Por Luciano Rocha
  • - 26/01/2022
  • às 19:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Vladimir Putin: "Rússia tem vantagens ao permitir a mineração de Bitcoin"
Foto: Depositphotos
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Rússia propôs o banimento de todas as atividades com criptomoedas no país, incluindo a mineração. No entanto, Vladimir Putin, presidente do país, se mostrou contrário a esta ideia. Para ele, a Rússia tem características distintas que permitem que ela se beneficie da mineração de Bitcoin (BTC).

O discurso do presidente veio uma semana depois que o banco central russo pediu a proibição completa da atividade no país. De acordo com a instituição, as criptomoedas podem representar riscos para os cidadãos.

Publicidade

Mas na terça-feira (24), o Ministério das Finanças russo rejeitou a proibição completa da mineração, alegando que isso retiraria a competitividade da Rússia no setor de tecnologia. Nesse sentido, Putin concordo com o Ministério e pediu um consenso entre as duas instituições.

“O Banco Central não atrapalha nosso progresso tecnológico e faz os esforços necessários para implementar a mais recente tecnologia nesta área”, afirmou Putin em uma reunião na quarta-feira (25).

Riscos e oportunidades

A posição do banco central em relação às criptomoedas baseia-se na preocupação de que a expansão deste tipo de atividade traga certos riscos, e sobretudo para os cidadãos do país, dada a grande volatilidade e alguns outros componentes deste tópico, disse Putin.

De fato, as criptomoedas apresentam grandes riscos, especialmente para os investidores iniciantes. Em contrapartida, elas também oferecem oportunidades de proteção de patrimônio. Com a Rússia em vias de invadir a Ucrânia, o BTC pode servir como proteção em caso de perda de valor do rublo.

Publicidade

Ao mesmo tempo, Putim sabe que em cenários de crise, como o atual caso russo, os seus países rivais podem impor sanções ao país. Caso isso aconteça, o BTC também serviria como um aliado do governo russo para burlar essas políticas.

Na sua fala, Putin citou “vantagens competitivas” que a Rússia possui na indústria de mineração. Uma dessas vantagens é o excedente de energia do país, que torna o custo da mineração mais baixo. O outro é a mão de obra bem treinada e especializada, que poderia ser aproveitada para trazer inovações neste mercado.

Alto potencial de mineração

Na qualidade de maior país do mundo, a Rússia possui um cenário amplamente favorável para os mineradores. O país é pouco povoado e tem baixa demanda de eletricidade, o que deixa um excedente razoável de energia barata.

Publicidade

Além das reduções desse custo, a vasta região da Sibéria é marcada por temperaturas extremamente baixas. Esse fator diminui a necessidade de pagar por resfriamento das máquinas e deixa as margens de lucro ainda maiores

Como resultado, hoje a Rússia ocupa o terceiro lugar na lista de países com a maior parcela de hashrate no BTC. O país fica atrás somente de Estados Unidos e Cazaquistão, mas pode receber ainda mais mineradores no futuro. Isso porque o governo cazaque está perto de exigir a retirada de todos os mineradores do país.

Atualmente, o Cazaquistão responde por cerca de 18% do hash rate do BTC e possui uma extensa fronteira com a Rússia. Logo, é natural que os mineradores escolham o país de Vladimir Putin como destino em caso de uma nova migração.

Publicidade

Leia também: Minerador encontra bloco de Bitcoin usando apenas uma mineradora via USB

Leia também: O sonho acabou? Diem avalia venda de ativos para reembolsar investidores

Leia também: Corretora de criptomoedas é proibida de atuar no Brasil pela CVM

Publicidade
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.