Dois cidadãos russos estão sendo processados pela acusação de utilizarem sistemas de computador pertencentes ao governo russo para minerar criptomoedas, informou a agência de notícias estatal TASS nesta segunda-feira, 16 de dezembro.
“Na Rússia, ocorreram recentemente dois casos em que pessoas foram responsabilizadas criminalmente por terem acesso a computadores [de organizações estatais] e usá-los para minerar criptomoedas”, afirmou Nikolay Murashov, vice-diretor do Centro Nacional de Coordenação de Incidentes com Computadores, durante uma conferência de imprensa.
Segundo o relatório da TASS, um dos acusados reside na cidade de Kurgan. A acusação afirma que ele usou quase uma rede de robôs inteira em várias regiões do país. Foi iniciado um processo criminal contra um segundo acusado por usar o site JSC Rostovvodokanal para fazer a mineração.
O relatório fornece alguns outros detalhes e afirma que Murashov declarou que os atacantes “infectaram” as páginas da web e extraíam criptomoedas no momento em que as páginas eram visualizadas no navegador. O vice-diretor disse que as empresas devem estar atentas a atividades suspeitas em suas redes, mesmo que nenhuma atividade seja detectada imediatamente.
“Até 80% da energia livre do computador pode ser usada para gerar moedas virtuais, e um usuário legítimo pode nem saber disso”, disse ele.
Esquemas não autorizados de mineração de criptomoedas floresceram na Rússia e em regiões próximas. Recentemente, uma igreja evangélica russa foi condenada a pagar uma taxa por minerar criptomoedas em suas dependências. Já em outubro, três cientistas nucleares foram condenados por minerar Bitcoin no laboratório de Sarov, onde a ex-União Soviética desenvolveu suas primeiras bombas nucleares.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O governo afirma que a mineração de criptomoedas é generalizada. Em 2017, um dos principais consultores de tecnologia do presidente Vladimir Putin estimou que 20% a 30% dos dispositivos “estão infectados com” vírus de mineração de criptomoedas”. Porém, especialistas russos em segurança cibernética e alguns do governo chamaram esse número de falso. Em junho, a Duma (parlamento russo) afirmou que a mineração de criptomoedas no país poderia ser alvo de multas aplicadas pelo governo.
Leia também: Rússia considera banir pagamentos com criptomoedas