O governo do Reino Unido elaborou um plano de ação destinado a combater crimes financeiros que, segundo ele, incluem “ações sobre criptoativos”, informou a Coindesk, nesta semana.
O novo Plano de Crimes Econômicos, elaborado pelo Tesouro britânico, têm como objetivo reformular o formato como o crime econômico é combatido, construindo uma melhor cooperação entre o governo, a polícia e o setor privado. O plano foi divulgado pelo governo na última sexta-feira, 11 de julho.
O plano de ação foi acordado entre o Chanceler do Exchequer (Ministro da Economia) Philip Hammond, o Ministro do Interior Sajid Javid e os líderes das agências de aplicação da lei. Ele também contou com o apoio de grandes empresas financeiras e das organizações legais, de contabilidade e de propriedade.
Combate a crimes e outras fraudes
Segundo o comunicado, o plano tem como objetivo “combater fraudes, lavagem de dinheiro, suborno e corrupção” no Reino Unido e no exterior. Ele também conta com um investimento de 6,5 milhões de libras dos bancos Barclays, HSBC UK, Lloyds Banking Group, Nationwide, RBS e Santander UK, para reformar o regime de Relatórios de Atividades Suspeitas.
“Todas as partes trabalharão juntas e com um financiamento de longo prazo para o desenvolvimento de serviços de inteligência mais ricos e a melhoria da eficácia operacional na luta contra lavagem de dinheiro e outros crimes”, afirma o comunicado.
As agências também pretendem tomar medidas para garantir que as criptomoedas não sejam usadas para lavagem de dinheiro e outras atividades ilícitas. Para isso, será criado um novo regime voltado para criptoativos em conjunto com a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA), “indo além dos padrões internacionais para criar uma das regulamentações mais abrangentes de combate ao uso de criptoativos em atividades ilícitas”.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, os órgãos contarão com um Plano de Ação para Recuperação de Ativos, que ajudará a recuperar criptoativos frutos de crimes, incluindo fundos mantidos fora do Reino Unido. De acordo com o anúncio, £ 1,6 bilhão foi recuperado dos criminosos entre 2010 e 2018.
Num relatório divulgado em maio, o governo britânico afirmou que as perdas com fraudes envolvendo criptoativos alcançaram US$ 34 milhões apenas em 2018 e nos primeiros meses de 2019.
“O Reino Unido tem uma das melhores proteções contra lavagem de dinheiro, mas muitas pessoas ainda são vítimas de fraudes. Esse crime alimenta tudo, desde o tráfico de drogas até a escravidão moderna, minando fundamentalmente a fé das pessoas em nosso sistema financeiro e impactando o crescimento econômico. Ao reunir líderes do governo, da lei e dos negócios, podemos enfrentar melhor o flagelo do dinheiro sujo e garantir que o Reino Unido continue a ser um dos lugares mais seguros do mundo para investir e fazer negócios”, afirmou Hammond.
Leia também: Casa da Moeda do Reino Unido anuncia serviço de custódia para criptomoedas