A Receita Federal dos Estados Unidos (IRS, na sigla em inglês) enviou uma nova rodada de cartas para investidores de criptoativos.
Na terça-feira (25), a CoinTracker publicou uma carta que supostamente veio de um de seus usuários. A empresa oferece serviços para declaração de impostos relacionados a criptoativos.
“Chamou nossa atenção dos usuários do CoinTracker que o IRS começou a enviar outra onda de cartas de advertência sobre impostos de criptoativos para investidores nos Estados Unidos”, afirmou a empresa.
Usuários reportam ter recebidos cartas
A carta imediatamente viralizou. logo em seguida, surgiram várias postagens no fórum Reddit relacionadas ao tema. Em todas, as pessoas afirmaram ter recebido comunicados semelhantes.
Em alguns casos, as informações fornecidas pelo IRS eram vagas e até imprecisas. O usuário “AfternoonOrder” alega ter recebido um comunicado. A carta, porém, não possuía nenhuma data na qual as supostas operações teriam sido feitas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Declarei que comprei moeda virtual na declaração de imposto de renda de 2019. Nunca negociei ou mesmo retirei nada que comprei de 2019. A carta não especificava nenhum ano. Diz que posso precisar relatar transações de criptomoeda. É uma carta tão genérica que estou preocupado”, afirmou.
Outro usuários, “WestSorbet”, disse ter recebido um dos modelos da carta. Ele pediu esclarecimentos e alegou ter consultado um advogado.
“Recebi a carta 6174-A pelo correio na semana passada. Já entrei em contato com um advogado especialista em criptoativos para começar a alterar declarações de imposto. Estou curioso para saber quais foram as experiências de outras pessoas no passado. Alguém foi procurado mesmo após a alteração? Alguma coisa levou a acusações criminais?”, questionou.
IRS confirma emissão de cartas
O portal Bloomberg publicou uma notícia sobre o assunto na terça-feira (25). Segundo o portal, a autoridade fiscal dos EUA confirmou a emissão das cartas.
“A agência confirmou que enviou outra rodada de cartas datada de 14 de agosto. O esforço segue uma campanha no verão passado em que o IRS enviou cartas para mais de 10.000 usuários. Os destinatários potencialmente não relataram renda e não pagaram impostos sobre suas transações” afirmou.
Assim como no ano passado, o IRS pode emitir três tipos diferentes de cartas: 6173, 6174 e 6174-A. As duas últimas trazem alertas sobre as obrigações de declaração de criptoativos e mostram formulários fiscais relevantes. Tratam-se apenas de documentos informativos.
Porém, a carta 6173 possui um teor mais sério e arriscado. Ela exige do contribuinte uma resposta até a data mencionada na carta. Caso ele não responda, o seu perfil fiscal será examinado.
O IRS realizou uma “cúpula de impostos sobre criptoativos” em março, que ofereceu uma janela para o pensamento da agência sobre o assunto. Um mês antes, a agência liberou as regras para a declaração de criptoativos no imposto de renda.
Leia também: Santander integra o PIX e anuncia transações rápidas e gratuitas
Leia também: Baleia sobre Bitcoin valorizar com impressão de dólar: “teoria inocente”
Leia também: Nem blockchain garante segurança da CNH, afirma senador