Analistas do mercado apontam que o Bitcoin pode subir com uma impressão desenfreada do dólar. Contudo, um trader aponta isso como inocência.
Para Joe007, uma conhecida baleia que sacode o ecossistema de criptomoedas com declarações polêmicas, esse argumento não passa de palavras sem sentido.
Portanto, para ele, este catalisador amplamente aceito para a próxima alta do Bitcoin é um mito.
Alta é mito
Em seu argumento, Joe007 faz referência a um tópico do Twitter de Travis Kimmel, ex-CEO da plataforma de análise de dados GitPrime.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Na publicação, Kimmel explica que as atividades de impressão de dinheiro do Banco Central dos Estados Unidos (Fed) não diluem necessariamente a oferta de dólares americanos no sistema como esperado.
Neste sentido, ele argumenta que as reservas bancárias cresceram significativamente, devido ao programa de flexibilização quantitativa do Fed.
Entretanto, os “novos dólares” provavelmente não entrarão no sistema, porque os bancos e os consumidores não se sentem otimistas com as perspectivas da economia.
“O Fed fez um grande show ao aumentar radicalmente os níveis de garantias, mas isso não importa – pelo menos agora. Não se os bancos acharem estranho emprestar. Não quando as pessoas acham estranho pedir emprestado… Os bancos também não estão realmente com vontade de emprestar, porque a economia parece muito perigosa. Isso também não é uma boa notícia para o avanço da taxa de natalidade em dólar.”
Novos dólares não são novas compras
Assim, Kimmel diz que não há nada que o Fed possa fazer para injetar novos dólares no sistema, a menos que os bancos emprestem mais dinheiro.
Assim, o ex-executivo da GitPrime acredita que haverá escassez de dólares no futuro, à medida que os investidores trocam dólares por ações.
Enquanto isso, ao mesmo tempo, os mutuários terão que começar a pagar os empréstimos quando a indulgência terminar.
Por sua vez, Joe007 concorda que uma falta de dólares está no horizonte.
“Sim, a profunda ironia da situação é que, apesar de toda a muito alardeada ‘impressão de dinheiro’, há uma enorme escassez de liquidez em dólares globais (euro).”
O polêmico trader acredita que a escassez persistirá mesmo em meio a bilhões de dólares gastos em cheques de estímulo.
“Realmente é o caso. Será o suficiente para neutralizar a contração monetária devido à desalavancagem global? Acho que não.”
Desta forma, segundo ele, não há porque esperar por uma alta do Bitcoin vinculada a este fator.
Leia também: Tether supera Bitcoin em volume semanal de transações pela primeira vez
Leia também: Número de baleias de Bitcoin atinge recorde histórico
Leia também: Bitcoin pode superar R$ 1,5 milhão com a queda do dólar