O ganhador do prêmio Nobel de economia Joseph Eugene Stiglitz postou um artigo criticando o projeto da criptomoeda Libra do Facebook no site MarketWatch.
“Cada moeda é baseada na confiança, mas apenas um tolo confiaria na criptomoeda do Facebook.”
Stiglitz observou também que “em apenas poucos anos, o Facebook ganhou um nível de desconfiança que levou o setor bancário muito mais tempo a alcançar”. Apesar disso, o economista reconheceu que existe um problema no sistema financeiro atual e esse problema é a falta de concorrência nos pagamentos.
Em seguida, ele comentou sobre o modelo de negócios do Facebook e o motivo de ter tantos interessados nesse projeto.
“Pode ser que eles queiram um corte das rendas acumuladas nas plataformas através das quais as transações são processadas. O fato de acreditarem que mais concorrência não reduzirá os lucros para perto de zero atesta a confiança do setor corporativo em sua capacidade de exercer poder de mercado – e em seu poder político para garantir que o governo não intervenha para refrear esses excessos.”
Joseph Eugene Stiglitz ainda disse que, se for este o modelo de negócios da Libra, os governos devem acabar com ele imediatamente.
“No mínimo, Libra deveria estar sujeita aos mesmos regulamentos de transparência que se aplicam ao resto do setor financeiro. Mas então não seria uma criptomoeda.”
O ganhador do Nobel finalizou seu artigo criticando mais uma vez o Facebook, dizendo:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A última coisa de que precisamos é de um novo veículo para nutrir atividades ilícitas e lavar as receitas, o que, com certeza, virá a ocorrer em outra criptomoeda.”
Leia também: Grupos de defesa juntam-se contra a Libra do Facebook em carta ao congresso dos EUA