O Senado havia pedido à Receita Federal que o prazo para declaração do Imposto de Renda, que originalmente se encerra em 30 de abril, fosse adiado por conta do coronavírus. Contudo, conforme relatado pelo CriptoFácil, a extensão no prazo não foi concedida.
Na quarta-feira, 01 de abril, o G1 noticiou que a Receita Federal resolveu reconsiderar o pedido de adiará o prazo para declarar o Imposto de Renda até 30 de junho. Trata-se de uma excelente chance para aqueles que ainda não declararam suas movimentações com Bitcoin e demais criptoativos, e agora poderão estudar mais sobre o assunto.
Prazo estendido pode ajudar quem ainda não entendeu como faz
Segundo a publicação, José Tostes Neto, que é secretário da Receita Federal, anunciou no dia 01 de abril que o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física seria postergado em 60 dias – fazendo com que a data final prevista para o dia 30 de abril para o dia 30 de junho.
Tostes Neto afirmou sobre a alteração no prazo:
“Esse prazo venceria no próximo dia 30 de abril e está sendo prorrogado para entrega no dia 30 de junho. Portanto, prorrogação por dois meses do prazo de entrega das pessoas físicas.”
É possível que o coronavírus também impacte os prazos de restituição, uma vez que o primeiro lote ocorre no dia 30 de maio e o Fisco está decidindo se a data será mantida. As informações foram prestadas pelo secretário da Receita Federal durante uma entrevista coletiva realizada no Palácio do Planalto, na qual também compareceram outros integrantes do governo.
A Receita Federal fez um balanço que, até o dia 30 de março, havia definido que 8,1 milhões de declarações já foram entregues. Isso corresponde a 25% do total anteriormente previsto, uma vez que o governo afirma que em 2020 cerca 32 milhões de contribuintes farão declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas.
A extensão no prazo pode ajudar os investidores de criptomoedas, uma vez que a Receita Federal não publicou diretrizes específicas para declarar criptoativos no Imposto de Renda, e muitos investidores se vêem perdidos em relação aos procedimentos que devem ser adotados.
Leia também: ABCripto auxiliará Universidade de Cambridge em pesquisa sobre criptomoedas