Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Petro é uma ferramenta de vigilância em massa, diz economista dos EUA

  • Por Lorena Amaro
  • - 05/03/2020
  • às 20:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Petro é uma ferramenta de vigilância em massa, diz economista dos EUA

Não é de hoje que o Petro, criptomoeda criada pelo governo da venezuelano de Nicolás Maduro, causa polêmica. Desta vez, um economista dos Estados Unidos afirmou que o ativo é usado como uma ferramenta de vigilância massiva implementado pelo regime autoritário do país. 

O economista é William J. Luther que atua como diretor do Sound Money Project do Instituto Americano de Pesquisa Econômica. Trata-se de um projeto para realizar pesquisas e promover a conscientização sobre a estabilidade monetária e a privacidade financeira. 

Sanções dos EUA

Em um artigo, Luther apresentou os argumentos que baseiam a afirmação. Segundo ele, o Petro tem uma função bem clara: evitar as sanções impostas pelos Estados Unidos. Luther explicou que, como os EUA eram os principais compradores do petróleo venezuelano – principal fonte de receita do país -, as exportações de petróleo caíram um terço em 2019 depois que os EUA impuseram sanções econômicas à Venezuela. 

Além de proibir que os norte-americanos comprem petróleo da Venezuela, os EUA também querem impedir qualquer tipo de negócio com o país. Como os Estados Unidos conseguem rastrear as transações feitas em dólares americanos, o país teria que desenvolver uma estratégia para conseguir negociar com outros países. 

“É aí que entra o Petro. Como moeda digital, ele permite enviar ou receber fundos virtualmente em qualquer lugar do mundo. E, na medida em que essas transações sejam desconectadas do sistema financeiro dos EUA, é muito menos provável que sejam detectadas pelo governo dos EUA”, explicou. 

Monitoramento Interno

Uma outra questão envolvendo o Petro que não é tão clara assim é o monitoramento interno. Conforme explicou Luther, no que diz respeito às transações internas, o Petro não oferece muita privacidade financeira. 

“É fácil imaginar, então, por que o governo venezuelano pode querer pressionar seus cidadãos a trocar bolivares físicos por petros digitais, mesmo na ausência de sanções internacionais. O petro torna muito mais fácil monitorar as transações – e punir aqueles que conduzem transações inconsistentes com os objetivos do governo vigente”, esclareceu ele.

Luther ainda observou que ao exigir o uso do Petro, o regime de Maduro aperta seu poder e, ao mesmo tempo, ajuda nos esforços para acabar com a oposição política. 

“Infelizmente, ao ajudar o regime de Maduro a manter o poder, parece improvável que o petro melhore a vida dos venezuelanos comuns”, finalizou ele.

Leia também: Venezuelanos não querem comprar e aderir ao Petro

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.