Venezuelanos não estão querendo comprar ou aderir ao Petro, a criptomoeda venezuelana, supostamente lastreada em Petróleo. Prova disso é que os volumes de compra na Cryptolago estão baixos ou quase zerados. A exchange anunciou, em 27 de fevereiro, que permitia operações de compra e venda de Petro em sua plataforma, no entanto, a iniciativa tem visto um baixo interesse de compra.
A Cryptolago funciona similar à LocalBitcoins, ligando compradores e vendedores em um sistema p2p. Assim que a Cryptolago anunciou que havia permitido o comércio entre pares, algumas ofertas começaram a se manifestar. Segundo o sistema, em menos de 48 horas foram cobradas mais de 260 ordens. No entanto, verificando o book de ordens é possível notar um excesso de oferta de venda e um baixo interesse de compra.
A taxa média observada no book de ofertas é de aproximadamente 1.800.000 bolívares por unidade. Já no sistema Pátria – plataforma usada pelo governo para conceder subsídios – o valor alcançou 4.043 .700.42 bolivares. Alguns usuários deixaram comentários no grupo Telegram do Cryptolago, onde uma pessoa solicitou à exchanges que minimizasse a especulação.
Usuários querem comprar Bitcoin com Petro
Além disso, vários usuários solicitam aos administradores do Cryptolago que implementem a compra de Bitcoin com o Petro. Isso porque, embora a opção possa ser observada na plataforma, ao tentar negociar, somente é possível trocar Bitcoin por Petro e não o contrário.
Usuários também têm comentado no Telegram que essa é outra prova de que o Petro não está cumprindo o objetivo para o qual deveria ter sido criado, uma vez que não pode ser usado como meio de pagamento ou troca devido às poucas opções disponíveis.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Além disso, embora em abril de 2018, em uma transmissão do canal de televisão do governo VTV, o presidente Nicolás Maduro tenha anunciado os nomes de 16 casas de exchanges nas quais seria possível operar com Petros, nem todas estão operacionais hoje.
Atualmente na plataforma Antuérpia é possível trocar Petro por outras criptomoedas, como Bitcoin, Litecoin, Dash e Ether. No entanto, assim como na Cryptolago, é difícil achar ordens que pedem a compra do Petro.
Leia também: Venezuela aprova a posse de Bitcoin e criptomoedas no País por conta do Petro