Uma pesquisa realizada por Steven Zheng, analista do portal The Block, apontou que as gigantes de tecnologia chinesas Tencent e Alibaba registraram o maior número de pedidos de patentes de blockchain em 2019.
De acordo com o documento, a Tencent e suas afiliadas registraram 718 patentes de blockchain em um total de mais de 5.800 patentes registradas na China. O Alibaba Group, por sua vez, registrou 470 – pouco menos da metade da Tencent. Juntas, as duas empresas representaram mais de 20% do total de patentes da China.
Domínio chinês
E o domínio chinês nesta área não se resume às suas duas gigantes. A Tencent e o Alibaba foram seguidos pelo WeBank, pela Ruize Technology e Ant Financial, respectivamente nesta ordem. Todas essas três empresas também estão sediadas na China. A primeira empresa fora da China presente na lista é rede de supermercados norte-americana Wal-Mart, com 64 patentes registradas – menos de 10% da Tencent.
No geral, cerca de 63% das empresas com mais de 20 pedidos de patente de blockchain estão sediados na China. Os EUA seguem a seguir. Vale ressaltar que, embora 2019 tenha visto mais de 5.800 pedidos de patentes, apenas 3% deles foram concedidos no mesmo ano. E essa liderança da China em patentes de blockchain vem desde pelo menos dois anos, conforme relatou o CriptoFácil em 2018.
Leia também: Plataforma PIER do BACEN custou mais de R$ 1 milhão e será baseada na blockchain da JP Morgan
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Alibaba adotará blockchain para rastrear produtos em sua área de importação
Leia também: HTC permitirá mineração de Monero em seu celular blockchain Exodus