A Localbitcoins, plataforma de negociação de criptomoedas, começará a monitorar as transações de seus usuários após chegar a um acordo com a empresa Elliptic.
Assim, segundo a plataforma, o monitoramento deve começar ainda no mês de agosto.
Combate à lavagem de dinheiro
A LocalBitcoins explicou que a medida visa aumentar a supervisão e minimizar as transações que podem estar relacionadas à lavagem de dinheiro (AML).
Além disso, a empresa também pretende reforçar os regulamentos de identificação do usuário, como políticas de conheça o seu cliente (KYC).
Por meio de um comunicado , Sebastian Sonntag, CEO da LocalBitcoins, disse que um dos objetivos da empresa é aumentar os níveis de segurança e confiança.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“A Elliptic nos permitirá alcançar os mais altos níveis de conformidade (regulamentar), aumentando a eficiência operacional e reduzindo custos. Continuaremos a investir pesadamente em AML e KYC para manter uma plataforma segura e confiável para nossos valiosos clientes”, afirmou o executivo.
As ferramentas da Elliptic usadas pela Localbitcoins para monitorar seus usuários serão diversas.
Dentre elas destacam-se um navegador que será usado para filtrar transações criptografadas, e uma ferramenta de monitoramento de carteiras chamada Lens.
Segundo a empresa, a decisão foi tomada mais de um ano depois que a Localbitcoins aplicou novas medidas para verificar a identidade de seus usuários e combater a fraude e a lavagem de dinheiro.
Negociações em queda
A movimentação da Localbitcoins com a Elliptic ocorre em meio a uma queda no volume de negócios na plataforma.
Isso porque, segundo dados do serviço Coin Dance, em fevereiro do ano passado, cerca de 15.000 Bitcoins foram trocados semanalmente em escala global. No entanto, os números atuais mostram um declínio de mais de 70%.
Assim, ao revisar os volumes de Bitcoins negociados entre junho e julho deste ano, observa-se que os números variam entre 4.000 e 4.600 BTC por semana.
Por outro lado, a plataforma P2P para troca de Bitcoins, Paxful, mostra um volume de 4.270 a 4.860 BTC nos mesmos meses do ano.
Leia também: Bitcoin pode cair para R$ 40.000 se não romper importante resistência
Leia também: PRF vai usar blockchain em processo de transformação digital
Leia também: Banco Central do Brasil anuncia lançamento de cédula de R$ 200