Não é de hoje que o Facebook tem problemas com vazamento de dados, e por isso, antes de um possível lançamento da Libra, a prometida stablecoin da rede social, mais preocupações vêm à tona.
Recentemente, comissários responsáveis pela privacidade das Américas, Europa, África e Austrália fizeram uma declaração em conjunto ao site TechCrunch. De acordo com a declaração, há uma comissão instalada que levanta preocupações sobre a privacidade da Libra, com a falta de clareza do Facebook em informar como protegerá os dados daqueles que serão incluídos no projeto da futura criptomoeda do Facebook.
O que é a Libra?
Diferente da moeda oficial do Reino Unido, a Libra é a futura criptomoeda (stablecoin) do Facebook. A empresa informou o desejo desse lançamento há mais de dois meses. Chefes de proteção de dados do mundo inteiro, mais a indústria FinServe e membros do congresso dos Estados Unidos, através de declarações, estão extremamente preocupados com os riscos relacionados à privacidade e à estabilidade financeira apresentados no projeto Libra.
O histórico de vazamento de dados do Facebook, não apenas de dados pessoais, não é bom e preocupa as autoridades. Muitos questionam sobre como o Facebook vai lidar com dados de um sistema financeiro, uma vez que nem mesmo conseguiu preservar e manter dados menos sensíveis.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A comissão de privacidade afirma que a Associação de Libra do Facebook é mais parecida com uma ferramenta financeira e um cartel de pagamentos do que um sistema descentralizado. Além disso, o pagamento digital através da Libra pode ser muito perigoso para o dólar norte-americano, segundo a associação. Os órgãos e pessoas envolvidas com a declaração de privacidade são:
- Comitê da Câmara sobre Serviços Financeiros
- Comitê Bancário do Senado (EUA)
- Ministro das Finanças da França
- Secretário do Tesouro dos EUA
- Presidente do FED (Federal Reserve) dos EUA
A falta de transparência do Facebook é o que mais preocupa, tanto as autoridades como os próprios usuários finais. O Facebook recebeu uma multa de US$5 milhões por evasão de privacidade no passado, o que aumenta ainda mais as dúvidas sobre se a Libra vingará e será realmente segura.
Leia também: Facebook contrata ex-assessora do Senado dos EUA para fazer lobby da Libra no Congresso