Na última semana, surgiram notícias de que as forças armadas dos Estados Unidos completaram um ataque aéreo com drones no aeroporto de Bagdá, capital do Irã, tendo matado uma das principais autoridades do país e, pouco depois, o preço do Bitcoin viu um aumento de 5%.
O medo de que a retaliação pelo assassinato possa alimentar uma guerra entre o Irã e os EUA fez com que o preço de certos ativos subissem, incluindo petróleo e criptomoedas, sugerindo que os investidores podem estar se preparando para o pior nos próximos dias, conforme reportado pela News BTC.
O mundo inteiro está falando sobre a decisão do governo Trump de atacar o major-general iraniano Qassim Suleimani em um ataque aéreo da noite para o dia e como esse movimento pode levar à guerra entre os dois países. O general Suleimani foi líder da Força Quds da Guarda Revolucionária Islâmica e um dos principais oficiais militares e políticos do país, fazendo com que o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, pedisse “uma vingança violenta” e retaliação contra os Estados Unidos.
General Qassem Soleimani has killed or badly wounded thousands of Americans over an extended period of time, and was plotting to kill many more…but got caught! He was directly and indirectly responsible for the death of millions of people, including the recent large number….
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 3, 2020
O medo de que o assassinato e a retaliação resultante possam levar à guerra levaram os cidadãos dos EUA a fugir do país vizinho do Iraque. Isso também fez com que os preços do petróleo disparassem, uma vez que as tensões no Oriente Médio provavelmente aumentarão devido ao aumento da turbulência entre os EUA e o país rebelde.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Esse recente acontecimento está sendo apontado como um dos principais fatores para a recente alta de preço do Bitcoin, que nesta manhã de segunda-feira, 06 de dezembro, é cotado a US$7.572, conforme dados da ferramenta Coinmarketcap. Um grande maioria das criptomoedas também valorizaram ao lado do BTC.
Enquanto alguns investidores em criptomoedas possam estar comprando a classe de ativos com medo de que qualquer guerra iminente entre os dois países possa ser o estopim quando trata-se da economia global já frágil, os cidadãos do Irã parecem estar dispostos a pagar caro pelo Bitcoin, conforme mostram dados da ferramenta LocalBitcoins.
Iranians buying bitcoin at above market rates? Have not had the chance to confirm but this is circulating in China crypto insider circles. pic.twitter.com/fjuk6xbn76
— Matthew Graham (@mg0314a) January 3, 2020
O preço atual do Bitcoin em rial iraniano, moeda fiduciária nativa do país, é de 317.576.962,50, conforme dados da Coinbase, no entanto, o BTC é negociado por US$24 mil na plataforma de negociação P2P (LocalBitcoins), ou seja, cerca de três vezes mais do que o preço “normal” do mercado.
A moeda nativa do país, que já está arrasada pela guerra, esteve em uma “espiral da morte” nos últimos 40 anos, com a inflação desvalorizando significativamente o rial nos últimos anos. Cidadãos iranianos temendo que qualquer guerra ou conflito entre o Irã e os EUA possam desvalorizar ainda mais a sua moeda nativa, podem ser responsáveis pelo enorme ágio no preço do Bitcoin.
Leia também: Mulher é acusada de vender narcóticos em troca de Bitcoin nos EUA