Em uma maré vermelha das criptomoedas, a altcoin recém lançada IOTA, que tem um marketcap de US$ 1,1 bilhão, ficou na oitava posição do site CoinMarketCap.
O que é a IOTA?
Para melhor compreensão desta criptomoeda, vamos entender o termo “IoT” (Internet of Things) – Internet das coisas.
Em um mundo cada vez mais conectado, vem a interação diária com diversas tecnologias que nos rodeiam. A internet das coisas é uma revolução tecnológica, a fim de criar interconexão com os dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia (aparelhos eletrodomésticos, eletro portáteis, máquinas industriais, meios de transporte etc.) à internet, cujo desenvolvimento depende da inovação técnica dinâmica em campos tão importantes como os sensores wireless, inteligência artificial e a nanotecnologia.
Com tudo, uma rede global está sujeita a vulnerabilidades, como ataques DDoS. Sem a existência de um sistema adequado no local, ela só piorará. O Blockchain é uma das maiores invenções do nosso século, porém também é estigmatizado com preconcepções, porque a maioria dos problemas ocorridos foram por falhas humanas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Os Blockchains tradicionais como o do Bitcoin dependem de mineiros, por isso pagamos uma pequena taxa de transação quando enviamos a moeda digital para alguém da rede. Na resolução destes custos de transação, escalabilidade e transação off-line, a IOTA foi desenvolvida.
A criptomoeda IOTA foi criada pela IOTA Foundation, que é uma Fundação sem fins lucrativos localizada na Alemanha, e traz um conceito voltado para a internet das coisas, mostrando novas soluções transacionais de liquidação e transferência de dados. Baseando-se em um novo livro de distribuição (ledger), denominado “Emaranhado (Tangle)”, que supera as ineficiências dos atuais designs do Blockchain e introduz uma nova maneira de chegar ao consenso em um sistema descentralizado peer-to-peer (P2P). Os usuários da IOTA conseguem, pela primeira vez, transferir dinheiro sem taxas. O que significa que até pequenos pagamentos podem ser feitos através da IOTA.
Diferença entre IOTA e Blockchain
Ao comparar IOTA (ou especificamente o Tangle) com o Blockchain, observamos muitas diferenças, uma vez que são duas arquiteturas completamente distintas construídas com as mesmas vertentes.
Acompanhe o tópico Tangle vs Blockchain no fórum Bitcointalk.
Estrutura de dados
O Tangle é baseado em um DAG (Directed Acyclic Graph), em vez de uma cadeia sequencial onde os blocos são adicionais em intervalos regulares, como o Blockchain. Dessa forma, a IOTA consegue alcançar um alto rendimento das transações (em paralelo a validação) e sem cobrar nenhuma taxa. À medida que o Emaranhado cresce e mais participantes fazem transações, o sistema geral torna-se mais seguro e rápido, com os tempos de confirmação/ finalidade da transação menores.
Consenso no sistema
No Blockchain o consenso é alcançado por um mecanismo rigoroso, exigindo que várias partes “corram” um contra o outro na tentativa de adicionar o bloco seguinte e assim obter as taxas de recompensa de transação. Visto isso, a ideia foi o desacoplamento do consenso da geração de transações e é amplamente realizado por um subconjunto menor da rede, muitas vezes com uma barreira de entrada alta, o que leva a uma maior centralização.
Cada participante na rede da IOTA que faz uma transação também colabora ativamente do consenso. Resumindo, você está referenciando duas transações diretamente (transações de ramo e tronco) e outras transações no sub emaranhamento indiretamente. Por consequência, a validação é paralelizada e a rede permanece completamente descentralizada, sem mineradores para delegar confiança ou ter que pagar uma taxa de transação.
Para ler mais informações na íntegra leia o FAQ.
Lançamento do token IOTA
Na semana passada o lançamento na Bitfinex do token IOTA atingiu um marketcap de US$ 1,5 bilhão. Negociável em pares IOT/USD e IOT/BTC, os tokens se tornaram acessíveis ao público através da plataforma Bitfinex. O lançamento representou um marco para a IOTA à medida da sua expansão na base de participantes.
E ao que tudo indica a IOTA pode se manter entre as 10 principais criptomoedas com maior marketcap. Ontem, dia 21 de junho, exatamente às 19:30 (horário oficial de Brasília) ela se encontrava na 8ª posição do rank do CoinMarketCap:
O que você achou desta criptomoeda? Gostou dessa nova visão de consenso? Deixe sua opinião nos comentários abaixo:
Leia também: IOTA anuncia parceria com Grupo Schindler e Porsche
Leia também: IOTA anuncia parceria com o maior banco da Noruega
Leia também: Trusted IoT Alliance anuncia sua aliança com grandes empresas do mercado para Internet das Coisas (IoT)