Nesta semana foi lançado oficialmente a Trusted IoT Alliance, um grupo de trabalho reunindo várias empresas com o objetivo de desenvolver, protocolos padrões para a interligação dos dispositivos dentro da IoT (Internet das Coisas). O grupo ja trabalhava de forma ‘informal’ desde dezembro de 2016. Zaki Manian, co-fundador da Skuchain foi nomeado como diretor executivo da organização. O anuncio oficial foi publicado no Medium e pode ser conferido aqui.
Entre as empresas que integram a aliança estão: Bosch, BNY Mellon, Cisco, Gemalto, U.S. Bank along with Bitse, Chronicled, ConsenSys, Ledger, Skuchain, Slock.it, HCM International of Foxconn Group, IOTA, Oaken Innovations, Qtum, Chain of Things, Big Chain DB. As empresas, por meio da aliança, assim como acontece com a Ethereum Enterprise Alliance, estão unidas para catalisar o desenvolvimento de negócios envolvendo, no caso, a IoT – Internet de Coisas (IoT), por meio de aplicações habilitadas em protocolos descentralizados via Blockchain, além de definir um padrão de protocolo open source que ofereça suporte ‘universal’ para toda a tecnologia que pretende estar conectada a IoT.
Segundo o anuncio, membros do grupo já publicaram uma API comum para registrar “coisas” na Hyperledger e na blockchian do Ethereum. Também foi anunciado um grupo de trabalho que, por exemplo, ja esta operando com a transação integrada de dados de sensores.
Fazemos isso usando Smart Contracts IoT para a cadeia de suprimentos, que traz interoperabilidade, escalabilidade e identidade aos sinais, tornando-os verdadeiramente acionáveis. Começamos com a primeira transação de carta de crédito na blockchain, na qual a Wells Fargo e Commonwealth Bank of Australia usaram sensores de GPS conectados para obter informações adicionais sobre o comércio, diz o anuncio.
Segundo a Trusted os “protocolos abertos baseados em Blockchain podem padronizar o uso, por exempo, de GPS, RFID, temperatura, umidade e outros sensores comuns na linha de montagem de forma a permitir que seus dados automatizem as ações com segurança. A logística e o transporte também obterão enormes benefícios com o uso de protocolos abertos para integrar as ferramentas IoT existentes da indústria com a blockchain para uma visibilidade ainda maior.”
A visão da Aliança é apoiar a criação de um ecossistema IoT seguro, escalável, interoperável e confiável e tornar-se um fórum fundamental para permitir o rápido desenvolvimento de casos e especificações de Blockchain habilitados para IoT, diz Zaki Manian, Diretor Executivo da Trusted IoT Alliance
Leia também: IOTA apareceu no top 8 das criptomoedas? Entenda sua proposta
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: IOTA anuncia parceria com Grupo Schindler e Porsche
Leia também: IOTA anuncia parceria com o maior banco da Noruega