Nesta semana, a IOTA, atualmente uma das 10 maiores criptomoedas do mercado, anunciou uma parceria com o maior banco da Noruega, o DNB ASA, umas das instituições mais antigas da Europa, com mais de 150 anos de atuação. As agências bancárias do DNB na Noruega incluem estabelecimentos postais e terminais bancários em lojas, balcões dos correios, serviços bancários via internet, serviços móveis, entre outros. O banco também tem uma forte posição no setor de energia e na indústria pesqueira e de frutos do mar.
O DNB já vem explorando a tecnologia blockchain através de uma parceria com o consórcio R3. No caso da parceria com a IOTA, foi assinado um “Memorando de Entendimento” para a iniciar uma colaboração para explorar os recursos do Data MarketPlace, que já conta com Fujitsu e Bosch, entre outras corporações.
“Como a comunicação entre as coisas e os serviços de microinformática IoT (M2T) parecem ser a regra para o futuro, acreditamos que o envolvimento em uma tecnologia baseada em ledgers distribuídos, como a IOTA, nos proporciona experiência e know-how em futuras fontes de receita e modelos de negócios. Estamos ansiosos para mergulhar no espaço da IOTA”, destacou Lasse Meholm, Diretor de DLT do DNB.
A parceria envolve a privacidade e a gestão de dados pessoais – “GDPR como uma oportunidade”. As duas organizações procurarão catalisar a exploração da IOTA dentro e fora da Noruega de diferentes maneiras e, assim, contribuir para o posicionamento do DNB em relação a este novo cenário de inovação inteligente e gestão de dados.
“A Noruega sempre esteve na vanguarda quando o assunto é a adoção de mudanças de paradigma tecnológico de ponta que melhoram a eficiência de nossa sociedade, estou muito empolgado com a Fundação IOTA que está liderando a tecnologia de ledger distribuído e pagamentos em IoT com a maior instituição financeira da Noruega”, destacou David Sønstebø, fundador da Fundação IOTA. David é norueguês.
Esta não é o primeiro investimento da IOTA no setor bancário, dominado até agora pela Ripple. Como mostrou o CriptoFácil, a IOTA é um dos projetos selecionados, ao lado da IBM, Ericsson, entre outros, para tornar viável o e-crow, a primeira criptomoedas emitida por um Banco Central do Mundo, no caso o Riksbank, da Suécia.
Recentemente, a IOTA anunciou a versão beta de sua nova carteira, a Trinity, que o Criptomoedas Fácil foi convidado a testar ainda antes do lançamento oficial. Entretanto, a grande expectativa gira em torno do misterioso “Q”, um projeto que a IOTA vem anunciando como sendo revolucionário sem dar detalhes sobre o que seria. O lançamento oficial do “Q” está marcado para o próximo dia 03 de junho.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Trusted IoT Alliance anuncia sua aliança com grandes empresas do mercado para Internet das Coisas (IoT)
Leia também: IOTA apareceu no top 8 das criptomoedas? Entenda sua proposta
Leia também: IOTA anuncia parceria com Grupo Schindler e Porsche