A CoinMarketCap, uma das principais provedoras de dados sobre o mercado de criptoativos, afirmou que a maioria das exchanges listadas em sua plataforma cumpriu com suas solicitações de dados obrigatórias, que buscam aumentar a transparência dos dados apresentados em seu índice. A informação foi divulgada pela Coindesk nesta terça-feira, 18 de junho.
No final de semana, a empresa confirmou que 70,3% de todas as exchanges listadas atualmente atenderam aos requisitos esperados. Com isso, elas continuarão sendo incluídas nos cálculos da CoinMarketCap sobre o preço médio ponderado pelo volume e o volume de negociação ajustado.
Mudanças e maior transparência
A notícia marca o fim da primeira fase da iniciativa DATA (Aliança para Transparência e Responsabilidade de Dados, em tradução livre), que exigiu divulgações mais rigorosas por parte das exchanges. Essas divulgações incluem dados de negociações ao vivo e de pedidos.
As exchanges de criptomoedas listadas atualmente receberam 45 dias para responderem e enviarem as informações solicitadas, contados a partir de 1º de maio.
“Os critérios novos e detalhados para listagens fornecerão diretrizes claras e concretas para todas as exchanges e criptoativos que desejam ser listados na CoinMarketCap”, disse Carylyne Chan, chefe global de marketing da empresa. “Queremos ser o mais exaustivo possível, listando todos os projetos qualificados e exchanges na CoinMarketCap!”
Em um comunicado, a CoinMarketCap afirmou que informações mais precisas, oportunas e imparciais permitirão aos usuários do site extraírem conclusões mais informadas dos dados. Conforme relatado pelo CriptoFácil em março, a CoinMarketCap deparou-se com várias acusações de manipulação e volumes falsos das exchanges listadas, o que fez o site mudar seus parâmetros de avaliação.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
As exchanges que não submeteram as informações necessárias serão listadas, no ranking da empresa, em posições abaixo daquelas que o fizeram. No entanto, caso essas empresas façam o envio dos dados solicitados, elas terão suas posições restauradas na atualização do ranking.
Com grandes empresas – como Nasdaq, Reuters e Bloomberg – passando a utilizar o índice de preços da CoinMarketCap, existe uma grande pressão para o índice manter sua fidelidade e ser o mais transparente possível.
Leia também: Ferramenta CoinMarketCap torna-se patrocinadora de time de futebol