Um dos recentes debates mais acalorados em torno dos desenvolvimentos do Ethereum parece estar perto do fim. A mudança de seu algoritmo de consenso de Proof-of-work para ProgPow está ganhando apoio constante da comunidade e em uma votação que está em curso, mais de 93% da comunidade indicou concordar com a mudança.
A mudança abriria caminho para a implementação do Proof-of-Stake (PoS, ou prova de participação) e impediria que equipamentos ASICs fossem funcionais para minerar Ethereum. Desta forma, segundo a comunidade, preservaria a descentralização da criptomoeda, algo que foi criticado recentemente pelo fundador da Bitmain Jihan Wu, argumentando que dois pools de mineração, Shakpool e Ethermine, detêm mais de 50% do hashrate do Ethereum (o que é verdade segundo dados do Etherchain.org).
A votação da comunidade para a mudança para ProgPow, chamada de Carbon Vote, foi introduzida pela equipe do Ethereum para determinar a opinião da comunidade sobre a proposta. Esta decisão foi tomada depois que várias vozes, a favor e contra sua implementação, foram levantadas. De acordo com a recente decisão, a votação está programa para ser encerrada no bloco 7504000, em aproximadamente pouco mais de 10 dias.
“A votação [ProgPoW Carbon Vote] será encerrada em 13 dias a partir de hoje. Todos que desejarem votar deverão fazê-lo antes desta data e garantir que eles deixem seu ETH no endereço do qual votaram até o número de bloco 7504000”, disse a organização no Reddit.
No momento da publicação, o percentual de membros da comunidade a favor da implementação do ProgPow é superior a 93,6042% e tem sido dominado, majoritariamente, pelos pools de mineração, jogando luz sobre outra questão: a centralização do poder de hash nos pools de mineração.
Atualmente, o algoritmo ProgPow do Ethereum está passando por uma auditoria externa, no entanto, especialistas têm dúvidas sobre a capacidade dele de criar resistência ao desenvolvimento de ASICs para Ethereum.
A implementação potencial do ProgPoW provocou várias teorias e rumores na comunidade. De acordo com um, por exemplo, a equipe supostamente trabalhando no ProgPoW representa os interesses das principais fabricantes de GPUs, Nvidia e AMD, argumento que também foi reproduzido, sem provas, pelo fundador da Bitmain.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Desenvolvedores do Ethereum aprovam novamente algoritmo de resistência aos ASICs