O Facebook anunciou a sua nova criptomoeda na semana passada e ela tem causado um certo pânico nos governos internacionais, tanto que o governador do banco central da França, François Villeroy de Galhau, anunciou nessa sexta-feira (21) que a França está criando uma força-tarefa do G7 para estudar a regulação para a criptomoeda, como foi reportado no site de noticias Reuters.
Além do anunciou da criação da força-tarefa, Galhau anunciou também que eles já possuem um líder: o membro do conselho do Banco Central Europeu, Benoit Coeure.
A nova moeda do Facebook já tem diversos aliados de grandes nomes nos mercados do mundo todo e isso está preocupando cada vez mais os governos, tanto que o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, disse que os principais bancos centrais do mundo precisariam supervisionar o projeto, além disso, o Comitê Bancário do Senado dos EUA disse que vai realizar uma audiência sobre os planos no próximo mês.
Já a França, disse que não se opõe ao fato de o Facebook criar um instrumento para transações financeiras. Mas se opõe veementemente a que o instrumento se torne uma moeda soberana. Villeroy disse para as autoridades do setor financeiro que:
“Queremos combinar estar aberto à inovação com firmeza na regulamentação. Isso é do interesse de todos ”
Ele comentou que o conceito de criptomoeda “estável” ainda precisa ser definido e como suas taxas de cambio serão determinadas. Villeroy também pediu uma rede de autoridades nacionais contra o branqueamento de capitais, coordenada pela Autoridade Bancária Europeia, para levar a cabo medidas de emergência e até mesmo substituir as autoridades nacionais, em vez de criar uma agência europeia especializada.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Andreas Antonopoulos acredita que criptomoeda do Facebook nunca competirá com o Bitcoin