Início » Últimas Notícias » Exchange brasileira terá que reembolsar Bitcoin de cliente por transferência sem autorização
Exchange

Exchange brasileira terá que reembolsar Bitcoin de cliente por transferência sem autorização

Exchange brasileira terá que reembolsar Bitcoin de cliente por transferência sem autorização
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

A Justiça de Santa Catarina condenou a exchange brasileira Mercado Bitcoin a reembolsar um cliente que teve seus Bitcoin transferidos de sua conta sem sua autorização. O caso ocorreu em julho de 2017. No entanto, a decisão da justiça só foi publicada nesta terça-feira, dia 26 de maio.

De acordo com o processo ajuizado na 5ª Vara Cível da Capital, o autor alegou que, na ocasião, foi surpreendido com a transferência de 4,14 Bitcoins de sua conta sem autorização. Na data da transação, os BTC equivaliam a cerca de R$ 37 mil.

Publicidade

Mercado Bitcoin alega phishing

Em sua defesa, a Mercado Bitcoin alegou que o cliente pode ter compartilhado informações pessoais e senha com terceiros. Assim, teria sofrido um fraude por meio de phishing, quando dados pessoais são capturados por meio de páginas falsas na internet.

A Mercado Bitcoin justificou que o acesso à conta do autor da transferência suspeita foi feito em Goiás. Desta forma, evidenciando que a transação foi feita por um fraudador.

A decisão

No entanto, a juíza do caso, Bianca Fernandes Figueiredo, entendeu que houve falha na prestação de serviços. Isso porque a exchange não teria observado o dever de cuidado necessário. Assim, configurando a responsabilidade da ré.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Com isso, decidiu:

“JULGO PROCEDENTES OS PEDIDOS FORMULADOS NA INICIAL para, em consequência, CONDENAR a ré a realizar à restituição, na forma simples, em moeda nacional, do valor equivalente a 4,14 Bitcoins, de acordo com a cotação no dia da fraude (24-7-2017), corrigido monetariamente, pelo INPC, a partir da data da transferência indevida, e com incidência de juros de 1% ao mês, desde a citação.”

O CriptoFácil entrou em contato com a exchange Mercado Bitcoin e a exchange afirmou que já “utilizou o recurso cabível para a decisão e que o mesmo ainda não foi julgado”.

Reclamações sobre phishing

Conforme noticiou o CriptoFácil, em 21 de maio a Mercado Bitcoin revelou que mais de 20% das reclamações recebidas entre abril de 2019 e abril de 2020 são sobre phishing.

Publicidade

A Mercado Bitcoin, uma das maiores do Brasil em volume de Bitcoins transacionados, é alvo de ataques de phishing com frequência. Afinal, os hackers enxergam nos clientes da plataforma um alvo convidativo. Assim, os usuários, sem desconfiar, preenchem seus dados e os entregam de bandeja aos hackers.

Leia também: Goldman Sachs divulga relatório que repudia Bitcoin e ouro como investimentos

Leia também: Baleias sacam quase 57.000 Bitcoins de exchanges em uma semana

Publicidade

Leia também: Mineradores veteranos de Bitcoin dizem que a queda de preço é boa para eles

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

2 comentários em “Exchange brasileira terá que reembolsar Bitcoin de cliente por transferência sem autorização”

  1. Pingback: Grayscale compra mais Bitcoin do que os mineradores conseguem extrair - BTC LAST NEWS

  2. Pingback: Exchange brasileira terá que reembolsar Bitcoin de cliente por transferência sem autorização – CriptoFácil – oTudo.com

Deixe um comentário