As manifestações políticas que tomaram conta do 7 de setembro em todo o país trouxeram ainda mais lenha para a situação macroeconômica nacional que vive tempos de incerteza com os desdobramentos da nação.
Embora o Bitcoin e as criptomoedas não sejam ativos correlacionados a alta no dólar, motivada pela incerteza com a economia nacional, essa alta pode impactar o preço dos criptoativos. Afinal, eles são referenciados na moeda dos Estados Unidos.
Nesse sentido, para entender os impactos dos últimos acontecimentos no cenário nacional, o CriptoFácil conversou com Étore Sanchez. Ele é economista-chefe da Ativa Investimentos.
“Avaliamos que o volume de pessoas nas manifestações não reproduzirá grande efeito, visto que o não foram muito maiores ou menores do que outras”, disse.
De acordo com Sanchez, o 7 de setembro não mudou nada no cenário nacional:
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Sem maiores desdobramentos, a aprovação/desaprovação do presidente segue no mesmo patamar”, disse. “Em conclusão, não observamos nada de efetivo para além do que já estava à mesa. Ou seja: acirramento entre os poderes, tensão nas relações, volatilidade nos ativos e baixa possibilidade de aprovação das reformas”, disse.
Expectativa IPCA
Já com relação ao IPCA, um dos índices para medir a inflação, Sanchez destacou que a inflação deve bater 7,5% neste ano.
“Sobre a inflação mensal, a perspectiva para o IPCA de agosto avançou para 0,67% vindo de 0,60%. Isso está abaixo da nossa expectativa ajustada para o mês (0,70%). Com relação a setembro, as projeções aumentaram para 0,61%, vindo de 0,50%, também abaixo da expectativa (0,76%). Por fim, em outubro, o mercado prevê elevação de 0,44% no mês, acima da nossa expectativa de 0,31%”, disse.
No cenário internacional, ele destacou que o vice-governador do PBoC (Banco Central da China) disse que não haverá afrouxamento monetário em breve. Além disso, disse que a política seguirá no curso normal.
A expectativa de parte do mercado era que a autoridade fizesse uma nova rodada de redução, pelo menos da taxa de capital requerido. Isso porque houve alguns sinais de fraqueza da atividade.
Leia também: Trader que previu queda do Bitcoin alerta: preço pode cair mais 20%
Leia também: B3 e QR Asset fazem parceria para lançar curso online sobre criptomoedas
Leia também: El Salvador: Empresa que não aceitar Bitcoin pode ser processada; McDonald’s e Starbucks já aceitam