A B3 e a QR Asset Management anunciaram nesta quarta-feira (8) um curso online e gratuito sobre criptomoedas. Intitulado Como investir em cripto na bolsa?, o curso terá início no dia 13 de setembro, mas as inscrições já estão abertas.
De acordo com Alexandre Ludolf, diretor de investimentos da QR Asset, o programa do curso foi escolhido com base nos diferentes perfis de investidores. O curso terá oito aulas divididas em três módulos diferentes no total e abarcará desde o básico sobre BTC até como evitar riscos.
Serão cinco professores no curso, incluindo o próprio Ludolf. Outros dois também representarão a QR Asset: Marcelo Carmo, diretor de negócios, e Fernando Carvalho, CEO da holding QR Capital. Por fim, Rafael Izidoro, CEO da fintech de crédito Rispar, e Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos, completam a lista.
Curso segue demanda dos brasileiros por criptomoedas
Desde 2017, o Brasil registrou um grande crescimento na demanda por investimentos em criptomoedas. Contudo, apenas a partir de 2021 as opções do mercado tradicional começaram a aparecer. Neste ano, conforme relatou o CriptoFácil, a QR Asset lançou seus primeiros ETFs de criptomoedas no mercado.
Ao mesmo tempo, a política de juros mais baixos levou os brasileiros a procurar ativos mais arriscados. Em 2021 a B3 chegou aos 4 milhões de CPFs cadastrados e a cinco ETFs voltados para criptomoedas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
“Investimentos atrelados ao mercado de criptoativos são recentes no Brasil e requerem entendimento por parte dos investidores. Acreditamos que esse curso da QR Asset, com apoio da B3, será para os investidores uma interessante fonte de conhecimento sobre o assunto, trazendo mais informações relevantes sobre as características desse tipo de investimento”, explica Christianne Bariquelli, superintendente de Educação da B3.
Por outro lado, as notícias sobre crimes envolvendo criptomoedas mostram que muitas pessoas ainda não sabem como investir com segurança. Nesse sentido, Ludolf explica que o curso veio para suprir essa lacuna de aprendizado.
“O objetivo [do curso] é informar o investidor que existem formas seguras, reguladas e muito simples para investir nessa classe de ativos. Tivemos a preocupação também de ensinar os meios de se blindar de fraudes, esquemas de pirâmide e vários outros ‘cantos da sereia’ que permeiam o mercado não regulado”, explica.
Sobre o curso
Conforme explicado, o curso será gratuito e online: o único requisito é fazer o cadastro no site. As aulas serão gravadas e disponibilizadas na plataforma, permitindo ao aluno acessá-las de qualquer lugar e quando quiser.
O primeiro módulo, Entendendo o Bitcoin e Criptoativos, será ministrado por Ulrich. Nele o administrador explica o básico do que é e como funciona o BTC, além de trazer uma análise do cenário macroeconômico. O módulo também contará com opiniões de diversos especialistas sobre a tese de investimento na criptomoeda e sua comparação com outros ativos de proteção, como o ouro.
Mitos e Verdades sobre os Criptoativos é o título do segundo módulo, no qual serão exploradas questões de escalabilidade da rede Bitcoin e as formas de se obter consenso em uma rede blockchain. O módulo também desmistificará a associação comumente feita entre criptomoedas e crimes cibernéticos, mostrando como o Bitcoin lida com segurança.
Por fim, o terceiro módulo, intitulado Investindo em Cripto na bolsa, fecha o conteúdo do curso. Aqui o foco será na união entre criptomoedas e o mercado tradicional. Os professores mostrarão as possibilidades, estratégias, vantagens e riscos de se investir em criptomoedas pela bolsa de valores.
Leia também: Trader que previu queda do Bitcoin alerta: preço pode cair mais 20%
Leia também: Apesar da baixa, analistas projetam salto de 50% para Polygon e Chainlink
Leia também: El Salvador: Empresa que não aceitar Bitcoin pode ser processada; McDonald’s e Starbucks já aceitam