Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

"Sell in May and Go Away"

Entenda a má fama do mês de maio no mercado financeiro

  • Por Luciano Rocha
  • - 03/05/2021
  • às 17:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Entenda a má fama do mês de maio no mercado financeiro
Foto: Unsplash
Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

O mês de maio é bastante conhecido no mercado financeiro tradicional. Neste período, o desempenho das ações costuma deixar os investidores preocupados.

A tensão é tamanha que existe até um famoso ditado: “Sell in May and Go Away.” Em tradução livre, significa algo como “venda em maio e caia fora.”

Por meio deste ditado, já é fácil notar que o mês de maio não costuma ser bom. Mas qual a razão disso? E existe algum fundamento nesta “lenda”?

Origem no calendário europeu

O ditado surgiu na Inglaterra, aparentemente no século XVII. Porém, apenas metade da sentença ganhou fama. A frase completa é a seguinte: “Sell in May and go away, and come back on Saint Leger Day.”

A tradução seria algo como “venda em maio e vá embora, volte no Dia de Saint Leger.” E ela tem a ver tanto com o clima europeu quanto com uma corrida de cavalos.

As vendas em maio estão relacionadas com o início do verão europeu. As pessoas aproveitavam para viajar, saindo da grande Londres e passando as férias no interior. Com isso, o mercado (incluindo a bolsa) ficava menos movimentado.

Já o Saint Ledger era o nome de uma famosa corrida de cavalos que ocorria na cidade de Doncaster, Inglaterra. Esta corrida gerava grande movimento na região, o que diminuía o mercado financeiro na capital.

Este período geralmente ia de maio até novembro. A lenda é que a bolsa arrefecia e apresentava valorizações menores – ou até perdas – neste período. Por isso, a melhor estratégia era a venda.

A lenda faz sentido?

Como várias lendas, ela possui um fundo de verdade. De fato, o verão e as férias costumam apresentar volumes de negociação menores nas bolsas. Esse fenômeno é bastante comum no Hemisfério Norte.

Uma análise publicada na revista Barron’s em 2020 avalia o desempenho do S&P 500 nos períodos entre novembro e abril e maio e outubro. No primeiro período, a valorização mensal do índice é de 5%.

Já entre maio e outubro, a média é bem menor: apenas 2%. Ou seja, o fenômeno parece não se restringir ao mercado europeu.

Embora não esteja no Hemisfério Norte, o fenômeno é ainda mais forte no Brasil. Até 2020, maio tinha a fama de ser o pior mês da bolsa. Num período de 15 anos (entre 2005 e 2019), o Ibovespa teve retornos negativos para maio em dez anos.

Contudo, maio de 2020 viu uma valorização de 8,75% no índice. Isso ocorreu mesmo com a forte crise financeira decorrente da pandemia de Covid-19.

E com as criptomoedas?

Se o mês de maio é temido no mercado de ações, com as criptomoedas ele é mais brando. De fato, maio costuma até dar ótimos retornos positivos.

No caso do Bitcoin, maio foi o mês mais positivo em dois anos: 2014 e 2019, com rentabilidades de 39,46% e 52,38%, respectivamente. Em 2017, ano de máxima história, maio foi o segundo melhor mês, com valorização de 52,71%.

Mercado

No caso do Ethereum (ETH), o histórico é menor, com dados a partir de 2016. De qualquer forma, os dados são igualmente positivos. Maio foi o mês mais rentável para a ETH em 2017 (161,43%) e 2019 (56,65%).

Ou seja, para quem tem Bitcoin e ETH, o velho ditado do mercado financeiro não se aplica. Especialmente este mês, que mal começou e já traz fortes valorizações.

Leia também: PayPal estuda lançar sua própria stablecoin, apontam rumores

Leia também: Suposta pirâmide de Bitcoin Medina Bank é desmantelada

Leia também: Trader que cravou preço do Bitcoin recomenda 5 criptomoedas para maio

Siga o CriptoFacil no Google News CriptoFacil

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.