A delegação do Fundo Monetário Internacional (FMI) reuniu-se com representantes do governo de El Salvador em 30 de janeiro, durante a visita anual do organismo a seus países membros.
A visita teve como objetivo revisar o Artigo IV do acordo constitutivo do FMI, que prevê reuniões periódicas para avaliar a economia e as finanças públicas do país. Durante sua estada, os delegados se reuniram com instituições financeiras, economistas, empresários, entre outros atores locais.
A conclusão das avaliações resultará em um relatório enviado às autoridades salvadorenhas nos próximos meses. Embora não haja informações detalhadas sobre as conversas, há grande expectativa pelo conteúdo do relatório, especialmente depois do recente pagamento de US$ 800 milhões em dívidas pelo governo de El Salvador.
El Salvador
O pagamento foi feito apesar de questionamentos de economistas, devido à decisão do presidente Nayib Bukele de declarar o Bitcoin como moeda legal. Além disso, segundo informações os representantes de El Salvador debateram com o FMI a estratégia do Bitcoin Bonds e como ela deve beneficiar o país.
Já o ministro da Fazenda, Alejandro Zelaya, destacou o pagamento da dívida como uma conquista e garantiu que o governo está disposto a honrar todas as suas dívidas.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O maximalista do Bitcoin, Max Keiser, usou sua conta oficial no Twitter cpara comemorar o pagamento e ressaltar que ele representa a vitória do Bitcoin e da liberdade sob o FMI e os governos, algo como BTC vencendo a mão oculta do estado.
Enquanto isso, Todd Martinez, chefe de análise e classificação de crédito soberano na América Latina da Fitch, considerou a visita do FMI positiva e destacou que ela mostra o compromisso de ambas as partes.
No entanto, ele não prevê nenhum progresso em relação aos aspectos críticos, como a adoção do bitcoin, questões de governança e ajuste fiscal, que foram pontos de atrito entre o governo de El Salvador e o FMI.