Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Documento mostra como o Ethereum pode ajudar bancos centrais a criarem criptomoedas próprias

  • Por Lorena Amaro
  • - 28/01/2020
  • às 06:00
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Documento mostra como o Ethereum pode ajudar bancos centrais a criarem criptomoedas próprias

Um whitepaper produzido pela empresa de tecnologia focada em blockchain ConsenSys apresenta aos bancos centrais uma proposta de moeda digital baseada na blockchain Ethereum. O documento intitulado “Bancos centrais e o futuro do dinheiro digital” foi elaborado no dia 20 de janeiro e apresentado no Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) realizado em Davos, na Suíça. Um trecho do documento técnico destaca:

“Propomos que os bancos centrais emitam a CBDC [sigla em inglês para Moedas Digitais de Banco Central] em uma rede privada de larga escala, baseada em Ethereum, na qual os intermediários nomeados pelo banco central atuam como nós (nodes) e prestadores de serviços.”

CBDCs em destaque

Conforme reportado pelo CriptoFácil, as CBDCs ganharam destaque durante o Fórum de Davos. Na ocasião, até um “kit de ferramentas” para criação de moeda digital de banco central foi lançado com o objetivo de ajudar governos em todo o mundo a entenderem se a implantação de uma CBDC seria vantajosa e orientá-los no seu design.

Agora, foi a vez do Ethereum apresentar as vantagens de uma CBDC baseada em sua blockchain. No whitepaper, o CEO da ConsenSys e cofundador do Ethereum Joseph Lubin e outros autores destacam que o Ethereum ajudaria as entidades a emitirem suas moedas digitais. Os bancos centrais então, poderiam autorizar e integrar intermediários para distribuir as CBDCs diretamente ao público. Os autores acrescentam:

“Usando uma blockchain autorizada, os bancos centrais manteriam o controle sobre a integração e a distribuição do CBDC aos intermediários que escolherem e, portanto, manteriam a supervisão e o controle, permitindo que atuassem como guardiões do ecossistema sem precisar fornecer ou gerenciar o próprios serviços.”

Além disso, os autores ressaltam que o Ethereum possui a maior comunidade de desenvolvedores de protocolos de blockchain. E, embora a blockchain pública do Ethereum seja aberta a todos, a plataforma permite variantes capazes de oferecer desempenho e de segurança de nível corporativo, informa o whitepaper. 

“O Ethereum também pode lidar facilmente com os requisitos de privacidade e confidencialidade de uma CBDC, por meio de uma mistura de contratos inteligentes públicos e privados, complementados por técnicas criptográficas”, diz o documento.

Leia também: Documentário mostra maior pool de mineração de Ethereum e a rotina de Vitalik Buterin

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.