Ir para o conteúdo
Últimas
Mercado
Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0
Planilhas Gratuitas
Newsletters
Logo CriptoFácil
Pesquisar
Fechar
Mercado
Ethereum
DeFi
NFT
Web3
Inscreva-se
Mercado
NFT
Inscreva-se
AO VIVO
Jogue e Ganhe – Oportunidades no mercado de criptomoeda
Clique aqui

Documentário mostra maior pool de mineração de Ethereum e a rotina de Vitalik Buterin

  • Por Gino Matos
  • - 11/01/2020
  • às 12:30
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Documentário mostra maior pool de mineração de Ethereum e a rotina de Vitalik Buterin

A Vice é conhecida pelos seus documentários sobre assuntos poucos compreendidos pelo público em geral. Em sua nova série desenvolvida em parceria com a HBO, um episódio dedicado às criptomoedas foi publicado no dia 28 de dezembro. No curto documentário é exibida o maior pool de mineração de Ethereum, bem como é revelado o dia a dia de Vitalik Buterin.

Em algum lugar da Islândia

Para mineração de criptomoedas, a temperatura do ambiente é um fator crucial, por isso, complexos pools de mineração investem bastante em refrigeração. O superaquecimento pode danificar os produtos, e a necessidade de resfriá-los aumenta os custos com energia.

Porém, esses problemas são diminuídos se o local de mineração encontra-se na Islândia, onde a temperatura média anual é de 11.2 graus Celsius. É nas terras geladas da Islândia que se encontra a Enigma, maior pool de mineração de Ethereum do mundo. Marco Streng, cofundador da unidade, começou minerando Bitcoin em seu dormitório na faculdade e hoje comanda a operação de mineração de Ethereum.

Durante o documentário, Streng explica ao correspondente da Vice o que é mineração de criptomoedas e como os dispositivos afetam a rede. Ao entender a natureza descentralizada da blockchain, o correspondente da Vice pergunta se é possível que mineradores substituam um banco central. O cofundador da Enigma afirma que “não apenas está substituindo bancos centrais, mas está tornando todas as entidades centrais obsoletas”.

Após a visita à Enigma, o documentário fala rapidamente sobre como países estão vendo nas criptomoedas uma forma de evadir sanções – citando como exemplos Venezuela e Rússia.

Um dia com Buterin

A reportagem salta então para Vitalik Buterin, ao falar sobre pessoas que estão construindo o futuro da tecnologia blockchain. O correspondente da Vice segue Buterin até Kazan, que ele entende ser a capital da República do Tataristão, membro da Federação da Rússia. O cofundador do Ethereum afirma ainda que figuras pertencentes ao Banco Central de Kazan geralmente querem falar sobre blockchain, ao que o correspondente da Vice responde:

“Você tem 23 anos e está dizendo que bancos centrais querem falar com você como se fosse nada. Isso é muito raro, eu sou bem mais velho e ninguém quer falar comigo.”

Ele reforça no quadro seguinte que Buterin é tratado como um “rockstar” em Kazan, andando em uma Mercedes enquanto a equipe de filmagem não é permitida no veículo. Após vagar por Kazan e ouvir o que entidades tinham a dizer sobre como usar blockchain, Buterin começa a explicar suas primeiras interações com criptomoedas.

Segundo ele, tudo começou escrevendo artigos, pelos quais ele recebia cinco Bitcoins, equivalente a cinco dólares à época. Buterin aparenta muita influência na Russia, uma vez que o documentário exibe um encontro dele com um dos homens mais próximos do presidente russo Vladimir Putin, o presidente do Tataristão Rustam Minnikhanov.

Minnikhanov afirma que “blockchain é o sistema de pagamento mais justo e mais preciso”, completando:

“Eu penso em nossa moeda [o rublo russo]. Uma flutuação no valor do petróleo é o suficiente para desvalorizar nossa moeda.”

Se a Rússia realmente tem planos para emitir sua própria criptomoeda, é possível que Vitalik Buterin participe por trás dos panos. O documentário finaliza traçando um paralelo sobre as políticas que Estados Unidos e Rússia têm adotado perante as criptomoedas: enquanto os EUA tentam regular o mercado de criptoativos, a Rússia tenta integrar as moedas digitais em sua economia – ou pelo menos a tecnologia blockchain.

Leia também: Quem é Vitalik Buterin?

Tudo o que você precisa para ficar informado sobre o mercado

Fique atualizado sobre as últimas tendências em Bitcoin, Criptomoedas, DeFi, NFT, Web 3.0, Blockchain e Layer 2. Junte-se a nossa lista de mais de 20 mil assinantes.

Notícias

Altcoin
Bitcoin
Blockchain
Ethereum
Golpes
Jogos NFT
Metaverso
NFT
Solana
Web 3.0

Destaque

Últimas Notícias
Newsletter
Análise Técnica
Opinião
Educação
Money Block
Planilhas Gratuitas

Guia CriptoFacil

Guia Cripto
Bitcoin 101
Ethereum 101
Blockchain 101
DeFi 101

Sobre Nós

Quem somos
Media Kit
Trabalhe Conosco
Política de privacidade
Contato

© 2016 - 2022 CriptoFacil. Todos os direitos reservados

O CriptoFácil preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

IMPORTANTE: Este site é mantido e atualizado pela CRIPTO VENDAS ONLINE LTDA., inscrita no CNPJ sob o nº 28.900.668/0001-04.